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1. As cenouras são amigas da pele e da beleza
Pesquisadores escoceses, em um estudo publicado na revista científica PLoS ONE, analisaram os hábitos alimentares de 35 estudantes universitários durante seis semanas. Como resultado se constatou que as pessoas que consumiam regularmente frutas e legumes de cores amarelo, vermelho e laranja, com especial referência para as cenouras e sua riqueza em beta-caroteno, apresentavam a pele muito mais relaxada e rosada.

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2. Aumenta a expectativa de vida
Uma pesquisa estadunidense liderada por Li Chaoyang avaliou 15.000 voluntários durante 20 anos e constatou que os níveis de alfa-caroteno no sangue, são inversamente proporcionais ao risco de morte. Ou seja, a ingestão rotineira de frutas frescas e vegetais ricos em antioxidantes naturais, como o caroteno encontrado na cenoura, ajuda a prevenir a morte prematura.

3. Na luta contra a obesidade infantil
Pesquisas feitas nas universidades do Texas e da Carolina do Sul afirmam que uma dieta balanceada, onde se inclui vegetais de folhas verdes e legumes de cor amarela e alaranjada ajudam a combater a obesidade infantil, o que é fundamental para a manutenção da saúde das crianças.

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4. Saudáveis cruas ou cozidas
As cenouras são boas para sua saúde, cruas ou cozidas, mas por razões diferentes. Se você quiser absorver melhor o beta-caroteno – um precursor da vitamina A – encontrado na cenoura, melhor comê-las cozidas e temperadas com um fio de azeite de oliva.
Porém, no cozimento algumas vitaminas como a vitamina C, que são sensíveis ao calor, se deterioram. Então, o melhor mesmo é comer cenouras dos dois jeitos, cruas e cozidas.

5. Melhora a fertilidade masculina
As cenouras podem melhorar a fertilidade masculina e a qualidade do esperma. Pesquisadores estadunidenses apontam que o consumo de frutas e legumes de cores alaranjadas ou amarelas, como a cenoura, o melão e a batata doce, pode melhorar a qualidade do esperma em até 10%.

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6. Favorece o bronzeado
Comer cenouras, e outros alimentos de cor laranja, ajuda a promover um bonito bronzeado, o que muita gente sabe. E isso acontece porque as cenouras são ricas em beta-caroteno, que é estimulante da melanina, substância que promove a coloração da pele e protege contra os raios ultravioletas.

7. Cenouras fazem bem à vista
As cenouras contêm grande quantidade de vitamina A, que é muito importante para a saúde da visão, contribuindo especialmente para aguçar a visão noturna e para proteger os olhos. Outros alimentos bons para a vista são abóbora, melão e abricó.

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8. Ajudam no combate ao envelhecimento
A presença da vitamina C e do beta-caroteno faz das cenouras, um dos legumes particularmente ricos em antioxidantes, substâncias úteis para combater os radicais livres e o envelhecimento. Entre os alimentos mais ricos em antioxidantes estão morangos, amoras, pitangas, tomates, mirtilos e pimentas.

9. Comer cenouras faz bem ao intestino
O consumo de cenouras é recomendado no caso de diarreia por sua riqueza de vitaminas, o que ajuda a reintegrar o organismo, e pela pectina, útil para o funcionamento do intestino. As cenouras podem ser comidas na forma de puré, ou como suco fresco para ser consumido à temperatura ambiente.

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10. Para prevenir o câncer de cólon
Pesquisadores da University of Queensland estudaram os benefícios das cenouras negras para prevenir o câncer de cólon. Polifenois e fibras, duas das substâncias que existem em abundância nas cenouras negras, seriam a chave para os efeitos antitumorais desses vegetais. Em particular, as fibras que transportam os polifenóis para o cólon, podem desempenhar um efeito preventivo sobre o câncer nesta parte do corpo.

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