1. A antiga democracia grega, a primeira que surgiu no mundo, teve duração de apenas 185 anos.

2. A expectativa de vida dos gregos era baixíssima, assim como em todo o o mundo antigo. A maioria das pessoas dificilmente chegava aos 50 anos de idade. Metade das crianças nascidas sequer completavam 20 anos.

3. Estima-se que entre 40% e 80% da população da antiga Atenas era composta por escravos.

4. No ápice de sua economia, por volta dos séculos 5 e 4 a.C., a Grécia Antiga foi a maior potência econômica do mundo.

5. Aos 12 anos, os meninos iniciavam o treinamento militar (em Esparta, iniciavam bem antes disso). As crianças que permaneciam em casa nessa idade eram obrigadas a ajudar no sustento da família.

6. Os gregos antigos adoravam praticar atividades físicas — e costumavam fazer exercícios completamente nus.

7. Diversas descobertas realizadas por antigos matemáticos gregos, entre eles Pitágoras, Arquimedes e Euclides, continuam sendo ensinadas e em uso até hoje.

8. Era bastante comum que os antigos gregos e romanos comprassem seus escravos com sal.

9.  A teoria de que os planetas do sistema solar giram ao redor do Sol foi proposta pela primeira vez no século 3 a.C. por um matemático e astrônomo grego chamado Aristarco de Samos.

10. As plantações de oliveiras sempre fizeram parte da paisagem dos países em torno do Mediterrâneo. Na Grécia não é diferente. Os antigos gregos utilizavam o azeite como combustível na iluminação e ingrediente na culinária. Ele era ainda usado como protetor solar, alisador de cabelos e aromatizante da pele.

 

 

fontefonte

Veja também

Comentários