maxresdefault

A Santa Inquisição foi uma espécie de tribunal religioso criado na Idade Média e dirigido pela Igreja Católica Apostólica Romana. Foi fundada pelo papa Gregório IX em 1231 com o objetivo de reprimir e castigar tudo o que fosse considerado heresia pela Igreja.
Confira abaixo 10 curiosidades interessante sobre esse período terrível.

 
1. A tortura passou a ser permitida nos tribunais em 1254 pelo papa Inocêncio IV, cerca de 20 depois da criação da Inquisição.

2. Ao contrário do que é normalmente propagado, a tortura nunca foi usado em grande escala pela Santa Inquisição. Mas é sabido que centenas de pessoas foram cruelmente torturadas com o objetivo de arrancar confissões/revelar heresias.

O-banco-da-tortura

3. Tomás de Torquemada (um frade dominicano), o principal inquisidor espanhol, tinha tanto poder que rivalizava com os reis da Espanha. Calcula-se que ele tenha condenado a morte de 2 000 a 10 000 pessoas.

4. Conta-se que Tomás de Torquemada rezava baixinho enquanto os suspeitos tinha sua pele queimada, unha arrancada e parafusos aplicados no polegar. As suspeitas de bruxaria eram despidas para que os inquisidores pudessem procurar em seus corpos tatuagens ou marcas que representassem o pentagrama invertido.

torquemada

5. Na Idade Média, os gatos pretos eram vistos como bruxas transformadas em animais. Eles chegaram a ser perseguidos pela Inquisição.

6. Até os canhotos foram perseguidos pelos tribunais da Inquisição. Eles eram considerados praticantes de bruxarias, mensageiros da morte e enviados do Diabo.

3 - instrumento de tortura da inquisi__o - instrument of torture inquisition - strumento di tortura dell'inquisizione - instrument de torture inquisition

7. Nem os defuntos escapavam da Inquisição. Quando descobria-se que um morto havia sido herético, seu cadáver era desenterrado e queimado.

8. Apesar de seu caráter religioso, a Inquisição foi amplamente usada como instrumento político. Ela serviu para conter o avanço dos protestantes na Itália e para perseguir inimigo dos reis Fernando e Isabel na Espanha.

tortura1

9. Algumas das vítimas mais conhecidas da Inquisição: Galileu Galilei, Joana D’Arc, Giordano Bruno.

10. A Inquisição durou quase sete séculos.

 

fonte

Veja também

Comentários