Lançada em 1975, essa lindeza de música do Queen foi toda composta por Freddie Mercury. Com seis partes e nenhum refrão, essa música tão incomum para o universo do rock, foi e continua sendo um dos maiores sucessos da banda.

 

 

1. Freddie Mercury escreveu toda a canção – incluindo a harmonia – em livros e pedaços de papel de telefone, tornando-se um pouco complicado para os outros membros compreender algumas partes.

2. Brian May gravou aquele solo de guitarra icônico em um só take e um só canal, usando sua querida Red Special. O que deu a sonoridade especial da guitarra foi um amplificador caseiro que John Deacon tinha feito, apelidado de Deacy Amp.

3. Freddie Mercury tocou no mesmo piano que Paul McCartney utilizou para gravar “Hey Jude”.

4. Só a parte da ópera levou três semanas pra ser gravada. Naquela época, esse era o tempo que as bandas costumavam para demorar para gravar um álbum inteiro.

5. “Scaramouche” é um palhaço (personagem da Commedia dell’arte) que sempre consegue se esquivar de situações difíceis que se encontra, geralmente às custas de alguém. “Bismillah” significa “em nome de Allah”, enquanto que “Beelzebub” é um dos muitos nomes dados ao diabo.

6. As gravadoras EMI e Elektra tentaram cortar pedaços da canção. Segundo Roger Taylor, “disseram que ela era muito longa e não iria funcionar”. De acordo com o baterista, “a banda até cogitou cortá-la, mas concluiu que ela não faria qualquer sentido porque perderiam todos os humores diferentes da canção.”

7. Após a primeira execução decisiva na rádio, a gravadora EMI percebeu que tinha um hit em suas mãos. Foi o momento em que eles concordaram em liberar o single completo.

8. Bohemian Rhapsody ficou nove semanas consecutivas no 1º lugar no Reino Unido e até hoje é uma das canções recordistas de permanência no topo da parada britânica.

9. Originalmente, Bohemian Rhapsody se chamava “The Cowboy Song”. Freddie Mercury começou a trabalhar na letra da música quando ainda estava na faculdade, em 1968, e esse foi o nome que ele havia dado a ela.

10. O clipe da música custou 6.880 dólares pra ser feito. Ele foi gravado para a aparição da banda no programa Top of the Pops.

 

fonte e fonte

Veja também

Comentários