1. Os primeiros carros eram conduzidos por uma espécie de alavanca, como se fosse um joystick.

2. Quem trouxe o primeiro automóvel para o Brasil foi Henrique Dumont, irmão do inventor do avião, em 1893. O modelo era um Daimler movido a vapor.

3. O primeiro acidente de trânsito de que se tem notícia no Brasil ocorreu em 1897 e envolveu o poeta Olavo Bilac, que colidiu com uma árvore.

4. A primeira multa da história foi emitida na cidade estadunidense de Dayton, estado de Ohio. O infrator foi multado por ultrapassar o limite de velocidade de 25 quilômetros por hora.

5. Os primeiros limpadores de para-brisa eram movidos à mão. Só passaram a ser operados mecanicamente mais de 10 anos depois da sua invenção.

6. O maior fabricante de automóveis do mundo é a Toyota, com 13 mil unidades produzidas por dia.

7. Um de cada quatro carros fabricados no mundo sai de uma fábrica chinesa.

8. O país com mais carros nas ruas é Mônaco, com 899 por mil habitantes. Já em Togo, existem apenas 2 para cada mil pessoas.

9. O primeiro carro com para-choques apareceu na Tchecoslováquia, em 1897. O problema é que o acessório caiu depois de rodar 15 quilômetros e nunca mais foi colocado de novo. O primeiro para-choques permanente foi colocado no Reino Unido sete anos depois, em 1 905.

10. O número de automóveis no mundo aumenta num ritmo duas vezes maior do que a população mundial. Se continuar assim, existirão em torno de 2 bilhões de automóveis em 2030.

 

 

 

Veja também: Os Carros do Século 19 – Veja 10 fotos

 

fonte

Veja também

Comentários