3

1. O primeiro calendário surgiu em meados de 2700 antes de Cristo, na Mesopotâmia. Era um calendário lunar com 12 meses de 29 ou 30 dias. O primeiro povo a adotar o calendário solar foi o egípcio, por volta do terceiro milênio antes de Cristo.

2. Chamado de gregoriano, o nosso calendário é o mais utilizado no mundo. Entre os países que não o adotam estão a China, Israel, Irã, Índia, Bangladesh, Paquistão, Arábia Saudita e Argélia.

0,,69295581,00

3. O calendário gregoriano recebeu esse nome porque foi promulgado pelo papa Gregório XIII em 1582, para substituir o calendário juliano.

4. A mudança do calendário juliano para o gregoriano demorou três séculos. Alguns países o adotaram logo que ele foi criado, como a Itália, a Espanha, Portugal e a Polônia adotaram a mudança imediatamente. Os países de maioria protestante rejeitaram a alteração. O astrônomo Johannes Kepler chegou a observar que esses países preferiram “ficar em desacordo com o Sol a ficar de acordo com o papa”.

5. Até o ano 46 antes de Cristo, vigorava em Roma um calendário dividido em 355 dias, distribuídos em 12 meses. Essa estrutura do ano civil sofria um sério desajuste ao longo do tempo: as estações do ano passavam a ocorrer em datas diferentes, porque o calendário não correspondia ao ano solar.

tumblr_ng8h0t55lg1rvwch2o6_1280

6. O mês de Janeiro recebeu esse nome por causa do deus romano Jano, deus das portas, passagens, inícios e fins. O mês de julho recebeu esse nome para homenagear Júlio César. Agosto foi instituído em referência a Augusto, sucessor de César.

7. Apesar do ajuste nos anos bissextos, o ano do calendário gregoriano ainda tem cerca de 26 segundos a mais que o período orbital da Terra. Esta falha, no entanto, só acumula um dia a mais a cada 3323 anos.

8. O calendário islâmico é lunar, baseado nos ciclos da lua. O primeiro ano desse calendário é o ano da fuga do profeta Maomé de Meca para Medina. O ano novo islâmico é chamado de Muharram.

calendario-black-metal

9. A maioria dos calendários usa a semana de sete dias. Os dias da semana em português obedecem a liturgia católica. Nos outros países, eles lembram o nome de deuses pagãos. A maior unanimidade é em relação ao sábado, o chamado “dia do descanso”.

10. Nunca existiu um ano zero, pois o zero não era conhecido na época em que os calendários foram criados.

 

fonte e fonte

 

Veja também

Comentários