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1. Por considerar uma prática perigosa, o Guiness Book deixou de considerar o recorde de horas sem dormir. O último recorde foi registrado em 1989 e pertencia ao finlandês Toimi Soni, que passou 276 horas acordado.

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2. Entre os animais que dormem menos está a girafa. Elas só entram em estado de sono profundo de 5 a 30 minutos por dia. Girafas também são capazes de dormir em pé.

3. Levantar e caminhar durante o sono é sintoma de um problema chamado sonambulismo. Ele afeta 3,6% da população e pode ter origem genética em mais de 30% dos casos.

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4. Entre os animais mais dorminhocos estão os leões. Em cativeiro, eles conseguem dormir cerca de 14 horas por dia. Mas estão longe do tatus, que são capazes de dormir até 18 horas diárias. E mais ainda do morcego-marrom, que marca 19,9 horas de sono no período de 24 horas.

5. Além de afetar o sistema imunológico, a falta de sono causa problemas como falha na memória, falta de concentração, dificuldade no aprendizado, irritabilidade, stress cardiovascular e obesidade.

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6. Uma vez que precisam subir para respirar, baleias e golfinhos não dormem como nós. Eles “desligam” metade do cérebro durante o sono, permitindo que a outra metade controle impulsos como nadar e respirar.

7. Como não possuem pálpebras, os peixes não fecham os olhos para dormir. Além disso, não dormem de acordo com o “conceito humano de dormir”. O seu período de descanso consiste num estado de imobilidade do corpo e movimentos lentos das nadadeiras. Algumas espécies se escondem em buracos ou na vegetação densa do fundo dos oceanos e rios.

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8. Existem basicamente três tipos de insônia: despertar antes da hora e não recobrar o sono, dificuldade para manter o sono e dificuldade para iniciar o sono.

9. O olfato não têm qualquer efeito sobre o sono. Se submetida a fortes odores durante o sono, a pessoa continuará dormindo normalmente. É por isso que muitos não acordam quando está ocorrendo um incêndio, por mais forte que seja o cheiro da fumaça.

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10. Esqueça o WhatsApp e o Facebook antes de dormir. Pesquisas feitas nos Estados Unidos demonstraram que pessoas que têm a mania de fuçar as redes sociais antes de dormir têm mais problemas de insônia e sentem mais cansaço ao longo do dia seguinte.

 

 

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