1. Qual a diferença entre raio, relâmpago e trovão? Raio é a descarga elétrica. Relâmpago é o clarão gerado pelo raio. E trovão é a onda sonora provocada pela descarga.

2. O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo, com 100 milhões de descargas anuais

3. A cidade com maior ocorrência de raios é Porto Real, no estado do Rio de Janeiro. O segundo lugar no ranking vai para São Caetano do Sul, no ABC paulista.

4. A probabilidade de um homem ser atingido por um raio é dez vezes maior do que o de uma mulher.

5. A maior parte das pessoas que são atingidas por raios sofrem a descarga pelo solo. O raio atinge o solo e se propaga para o corpo através dos pés. 80% das pessoas atingidas por raios conseguem sobreviver.

6. Ocorrem 40 mil tempestades por dia na Terra, e caem cerca de 100 raios por segundo em todo o planeta.

7. Os principais ingredientes dos raios são: água quase congelada, cristais de gelo e granizo. Eles ocorrem em altitudes de 2 a 10 quilômetros e a temperaturas que variam de 0º C a -50º C. O ar revolto faz com que esses elementos com cargas elétricas diferentes se choquem, troquem carga entre si e gerem os raios.

8. Raios podem, sim, cair duas vezes no mesmo lugar. Já foram registrados casos de 32 quedas de raios no mesmíssimo lugar.

9. As praias e campos abertos devem ser evitados durante as tempestades. Tomar banho de mar é extremamente perigoso. A água é um bom condutor de eletricidade e a pessoa pode receber a descaga mesmo que o raio caia a 50 metros dela.

10. Se o raio cair exatamente em cima da pessoa, ela morre automaticamente. Pele e órgãos internos são carbonizados. Mas se ele cai a até 50 metros, a pessoa normalmente sofre queimaduras e morre por parada cardíaca.

 

 

fonte

Veja também

Comentários