Divirta-se descobrindo a orgiem de alguns objetos tão comuns do nosso cotidiano!

 
1. O primeiro computador totalmente eletrônico surgiu em 1946. Chamado de ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), ele fazia 5 mil cálculos por segundo e pesava 30 toneladas.

2. O automóvel foi inventado na Alemanha em 1886, por Karl Benz. Mas antes dele já existiam semáforos nos Estados Unidos. O primeiro de que se tem notícias apareceu na cidade de Boston em 1840.

3. O senso comum argumenta que o inventor da imprensa foi o alemão Gutenberg. Muitos historiadores, porém, contestam essa versão. Segundo eles, os chineses já usavam técnicas de impressão cerca de 700 anos antes de Gutemberg. Eles costumavam imprimir calendários, livros sagrados e poesias.

4. A ideia de montar uma rede de computadores foi desenvolvida por cientistas estadunidenses com objetivos militares na época da Guerra Fria. Chamada de arpanet, ela possibilitou o surgimento da internet.

5. Um dos maiores inventores de todos os tempos foi Leonardo Da Vinci. O italiano Da Vinci idealizou inventos que só se tornariam realidade séculos depois como o helicóptero, o tanque de guerra e o paraquedas.

6. A calça jeans foi inventada pelo imigrante Levy Strauss em 1873 para atender os garimpeiros do estado norte-americano da Califórnia. Ela foi idealizada com a intenção de fornecer uma calça com tecido resistente e que tivesse muitos bolsos para os garimpeiros guardarem suas ferramentas.

7. A Coca-Cola foi criada pelo farmacêutico estadunidense John Styth Pemberton, no ano de 1886. A fórmula original incluía folhas de coca, extrato de noz-de-cola, caramelo e água com gás. O detalhe é que o xarope era misturado na água na hora de servir.

8. A penicilina foi descoberta pelo cientistas britânico Alexander Fleming, em 1928. Fleming percebeu que uma colônica de bactérias em seu laboratório havia sido invadida pelo bolor e que, ao redor dele, todas as bactérias haviam desaparecido.

9. O inventor da máquina de escrever foi o padre brasileiro José Francisco de Azevedo, que construiu a máquina em 1861 utilizando apenas lixa e canivete como ferramentas. A patente, porém, foi registrada pelo estadunidense Christopher Sholes.

10. O escocês naturalizado estadunidense Alexander Graham Bell ficou conhecido como o inventor do telefone. Mas, nos Estados Unidos, Bell é também conhecido como fundador da companhia telefônica Bell e um dos fundadores da prestigiada National Geographic Society.

 

fonte

Veja também

Comentários