Não é novidade: o vinagre faz milagres na limpeza. Todo mundo sabe um ou dois truques infalíveis de limpeza usando vinagre branco, e sabendo o quanto ele funciona bem, aqui vão algumas boas dicas para facilitar a faxina!

 

 
1. Desencardir rejunte
Rejunte encardido transmite um aspecto de casa suja. Para ficar livre desse problema, é só despejar vinagre nesses vãos, esperar cerca de 20 minutos e depois esfregar com uma esponja ou escova. O que acontece na sequência parece mágica: o rejunte volta a ficar clarinho.


2. Limpar janelas e vidros
Use um spray para borrifar uma mistura de vinagre e água em partes iguais. Em seguida, use um pano que não solte fiapos para remover a sujeira.


3. Dar brilho ao piso de madeira
Uma mistura de 1 copo de vinagre, 1 copo de água e 1 copo de álcool faz uma verdadeiro milagre no piso de madeira. É só umedecer um pano de chão, borrifar a a mistura no piso e passar o pano com um rodo. Pode usar um vaporizador também, se tiver. Depois que o piso estiver seco, o ideal é passar uma flanela para dar ainda mais brilho.

4. Acabar com o amarelado de aparelhos eletrônicos
É comum as partes plásticas dos aparelhos eletrônicos ficarem amarelados com o tempo. Para deixá-los como novos, é só passar um pano umedecido em vinagre. Se o amarelado persistir, prepare uma pasta de bicarbonato de sódio e água, deixe agir por 10 minutos e depois esfregue com uma esponja.


5. Limpar panelas
Basta polvilhar sal na superfície, borrifar vinagre e esfregar com o lado áspero da esponja de lavar louças. Parece mágica


6. Retirar manchas das roupas
Antes de colocar as roupas na máquina de lavar, borrife a mesma quantidade de água e vinagre sobre as manchas, deixe agir por 15 minutos e depois siga com a lavagem normalmente.


7. Tirar gordura do fogão
Aplique um pouco de vinagre sobre a gordura do fogão e deixe agir por 15 minutos. Depois, é só esfregar com sabão neutro e uma esponja.


8. Eliminar manchas do vaso sanitário
Para limpar o vaso sanitário, você só vai precisar de vinagre. Despeje o produto e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois é só usar uma escova para limpeza de vasos e esfregar as manchas.


9. Limpar e desentupir os furos do chuveiro
Essa é uma das maneiras mais fáceis de limpar o chuveiro sem nenhum esforço. É só encher um saco plástico com vinagre, envolver o chuveiro e deixar o produto agir durante a noite toda. Ao retirar o saco plástico, abra o chuveiro e deixe a água correr. Pronto! Agora os furos estarão desobstruídos de qualquer sujeira.


10. Higienizar máquina de lavar
Depois de lavar toda aquela pilha de roupas, é hora de higienizar a máquina. Programe um ciclo completo com a água no nível máximo misturado com 200 ml de vinagre.

 

fonte

Veja também

Comentários