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Você sabe né, a serotonina é o neurotransmissor que ajuda a regular o sono, o apetite, o bom humor, o bem estar e a libido.

Em outras palavras: 17 Alimentos que te deixam feliz.

 

1- Leite e derivados: tem efeito relaxante sobre toda a musculatura do corpo porque contém triptofano, aminoácido precursor da serotonina. São fonte de cálcio, mineral importante na regulação dos níveis de serotonina também.
2- Soja / tofu: rica em ácido fólico, potente vitamina antidepressiva natural, que aumentam os níveis cerebrais de serotonina. São fontes de magnésio, mineral responsável pela regulação dos níveis de serotonina, assim como o cálcio.
3- Damasco seco, tâmara seca, ameixa seca, uva passa, banana seca: contém triptofano, um nutriente que ajuda a combater os efeitos da falta de serotonina.

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4- Banana: diminui a ansiedade e ajuda a um sono tranquilo. É rica em hidratos de carbono, potássio e magnésio que estimulam a produção de serotonina; e por ser rica em vitamina B6, fornece energia.
5- Aveia: contêm alto teor de triptofano, o precursor da serotonina, hormônio que ajuda a manter o bom humor e a saciedade. Também é fonte de magnésio.
6- Castanha do Pará, amêndoas, avelã, castanha de caju, nozes: excelentes opções de lanches entre as principais refeições, as oleaginosas também contribuem para o aumento da produção de serotonina e são excelentes fontes de gordura boa – aquela que a gente pode e deve consumir.

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7- Mel e carboidratos em geral: Melhoram a sensação de prazer e bem-estar, além de fornecer energia para as atividades básicas do dia a dia e para os treinos.
8- Semente de linhaça: rica em ácido graxos Ômega 3, eleva os níveis de serotonina.
9- Brócolis: contém alto teor de triptofano, o precursor da serotonina, e também é rico em magnésio.
10- Arroz integral, espinafre, tomate, salmão: alimentos ricos em magnésio, co-fator fundamental para a bioconversão do triptofano em serotonina, que também é capaz de diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono.

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11- Carne bovina, de peru, peixe: são alimentos ricos em proteínas, que contêm triptofano, nutriente precursor da serotonina.
12- Alface: além das fibras, contém lactucina, substância que produz um efeito calmante para quem a consome. É rica em fosfato. Combate a depressão, a confusão mental e o cansaço.
13- Grão de bico: é rico em triptofano, aminoácido que contribui para a produção do hormônio do prazer e bem estar que é a serotonina.

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14- Feijão branco, aspargo, couve de Bruxelas, espinafre, laranja e maçã: rico em folato, vitamina que contribui para a produção de serotonina.
15- Ovo: são ricos em tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina, nutrientes que contribuem para a produção de serotonina – além de serem excelentes fontes de proteína para a nossa dieta diária.
16- Laranja: a vitamina C presente na fruta favorece a conversão de triptofano em serotonina.
17- Chocolate: contém triptofano, o precursor da serotonina, que nos deixa satisfeitas e saciadas quando saboreamos um. No entanto, o chocolate, aumenta a síntese de serotonina no cérebro, proporcionando sensação de bem estar, tem poder calmante sobre os mais ansiosos.

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