orig_mafyozi

1- O maior produtor de baralhos do mundo fica em Cincinati, no estado de Ohio, nos Estados Unidos. A United States Playing Card Company (USPC) foi fundada em 1867 e vende mais de 100.000.000 (cem milhões) de baralhos anualmente. A companhia produz as conhecidas marcas Aristocrat, Aviator, Bee, Bicycle e Hoyle. Também produz cartas para conhecidas marcas e nomes como Coca-Cola, Mickey Mouse e Harry Potter. Aqui no Brasil a marca mais conhecida é a Copag, que tem 100 anos e foi pioneira na produção de baralhos no país.

uspcc2-scaled595

2- Outro fato interessante é que o primeiro registro de uso de um baralho foi no Oriente, em alguma época perto do século 12. Os chineses jogavam como alternativa ao dominó, xadrez, mahjong e jogos de dados, jogavam com cartas feitas de osso ou marfim. Com a invenção do papel no século 12, os chineses começaram a jogar com cartas feitas de um papel pesado contendo símbolos como bambu, bastões, moedas e números.

mahjong-tiles-300x300

3- Os quatro conjuntos de naipes do baralho tradicional parecem ter se originado no Oriente Médio. Começaram como moedas, taças, espadas e paus. Esses naipes evoluíram até os naipes de hoje: moedas como ouros, as taças se tornaram copas, as espadas se tornaram lanças (mas são comumente chamadas de espadas pelos brasileiros), e os paus (que realmente pareciam paus) se tornaram os trevos (que também é chamado de paus por nós).

early-card-suits

4- O baralho de hoje surgiu originalmente na França. Os rostos no baralho foram nomeados depois e desenhados para se parecerem com figuras históricas. O Rei de Copas era Carlos Magno, o Rei de Ouros era Júlio César, o Rei de Paus era Alexandre O Grande e o Rei de Espadas era o Rei David da Bíblia.

french-playing-cards

5- Baralhos ajudaram prisioneiros estadunidenses a escapar durante a Segunda Guerra Mundial. Baralhos especialmente produzidos foram mandados para soldados que estavam como prisioneiros na Alemanha. A United States Playing Card Company colaborou com o governo na produção dessas cartas. O que fez essas cartas serem tão únicas foi que, uma vez que se molhavam, elas se se abriam. Dentro, os prisioneiros achavam partes de mapas que os levariam a liberdade.

nAYfU
fonte

Veja também

Comentários