1. A Ilha de Páscoa é o lugar mais distante de qualquer povoado do planeta. São 3,7 mil quilômetros da costa chilena e mais 4 mil quilômetros do Taiti.


2. Esculpidas de uma única rocha basáltica, as famosas estátuas da ilha são chamadas de moais. São, no total, 900 moais, que medem entre 4,5 e 6 metros de comprimento. Existe uma que tem quase 10 metros e pesa 82 toneladas. Existem ainda 300 moais incompletos, alguns ainda encostados na pedreira.


3. A ilha foi batizada pelos europeus de Páscoa porque foi descoberta no domingo de Páscoa (em 1722, quando o navegador holandês Jacob Roggeveen chegou lá).


4. Acredita-se que os habitantes da Ilha de Páscoa (chamados Rapa Nui) sejam descendentes de povos que partiram da Indonésia. Eles começaram a povoar a Polinésia por volta de 8 mil antes de Cristo, demorando cerca de 9 mil anos para chegar em Páscoa.


5. Em 1997 construíram uma réplica de um moal e amarram uma corda em torno da sua base. Depois, com a ajuda de mais 16 pessoas, eles conseguiram mover a estátua balançando-a de um lado para o outro. Isso explica um folclore Rapa Nui, que narra que as estátuas caminhavam, pois eram animadas por magia.


6. Em um estudo foi concluído que a Ilha de Páscoa foi habitada por muitos séculos e sua população só caiu após os europeus começarem a frequentá-la. Um outro estudo ainda indica que a falta de predadores e o excesso de comida na ilha forneceram um paraíso perfeito para os ratos escondidos nas canoas dos primeiros colonos da ilha.


7. Vários crânios humanos foram encontrados na Ilha da Páscoa, mas eles tinham algumas características distintas. No livro Aku-Aku: O Segredo da Ilha de Páscoa, de Thor Heyerdahl, o autor menciona que existiu uma luta mortal entre povos que se distinguiam por “orelhas curtas” e “orelhas longas”. O autor descreveu aqueles de orelhas compridas como sendo os peruanos e os de orelhas curtas como os polinésios.


8. Muitas das estátuas moai estavam enterradas e foram escavadas para ter a dimensão toda analisada e exposta décadas atrás. Em 2011, alguns cientistas escavaram ao redor de algumas delas, revelando que as enormes cabeças de pedra tinham torso enterrado na profundidade do solo, e sobre os torsos de pedra estão escritas não decifráveis.

 

fonte e fonte

Veja também

Comentários