Foto-pagina-grafologia-1024x544

Conheça um pouco da grafologia, uma ciência que analisa caligrafias a fim de indicar alguns traços da personalidade e psique das pessoas.

Abaixo você confere algumas dicas de como analisar sua letra e dos seus amigos!

giphy

1. Preste atenção ao tamanho das letras.

– Para saber a média do tamanho da letra, lembre-se da cartilha em que aprendeu a escrever. Entre as pautas havia uma linha mais clara; se a letra não toca na linha do meio, ela é pequena; se toca, é mediana e se usa o espaço todo, é considerada grande. –

post-caderno-caligrafia

Letras grandes sinalizam uma pessoa extrovertida, sociável e que gosta dos holofotes. Por outro lado, isso também pode indicar uma falsa autoconfiança e um desejo de ser quem não é.

Letras miúdas significam timidez, perfeccionismo e grande capacidade de concentração.

Letras medianas podem significar que a pessoa é equilibrada e adaptável. Em geral, trata-se de indivíduos que evitam os extremos das situações.

 

2. Analise os espaços entre as letras e palavras.

FRANCE, PARIS - 1931: old used handwritten postcard letter with unreadable undefined text

Palavras muito próximas podem significar um desgosto pela solidão; a pessoa provavelmente faz de tudo para estar sempre acompanhada e tem dificuldade para respeitar o espaço pessoal dos outros.

Já um espaçamento maior entre as palavras significa que a pessoa é independente e gosta de espaços abertos. Ela também não gosta de se sentir pressionada e dá importância à própria liberdade.

 

3. Verifique as margens da página.

15704856987_eac2f4ae56_b

A pessoa em questão ocupou a linha inteira e invadiu a margem, ou ela deixa espaço nos cantos?

Alguém que deixa a margem esquerda espaçosa costuma remoer o passado, mas se for o caso da margem direita, trata-se de uma pessoa que pensa demais no futuro e sente ansiedade com o porvir.

Há ainda quem escreve onde houver espaço, nesse caso trata-se de alguém inquieto, que pensa demais o tempo todo.

 

4. Examine as letras de forma.

0l

 

Um “e” com a volta discreta e estreita indica incredulidade e falta de confiança nos outros. Essa pessoa provavelmente é reservada e inabalável; uma letra “e” com a volta mais clara e larga indica receptividade às outras pessoas e novas experiências.

Colocar um ponto alto no “i” minúsculo mostra que a pessoa é criativa e livre, enquanto alguém que o pontue baixo provavelmente é bem estruturada e detalhista. Quem usa um pequeno círculo no lugar de um ponto é possivelmente infantil e espirituoso.

No caso do I maiúsculo, repare como ele é desenhado. Ele é muito maior do que as outras letras? Isso pode significar arrogância e autoconfiança mas, se for do mesmo tamanho ou menor, a pessoa se sente bem com quem é.

Cortar o “t” com uma linha comprida indica entusiasmo e determinação, mas uma linha curta pode demonstrar apatia e hesitação. Quanto à posição do traço, se for alto demonstra uma pessoa com objetivos altos e uma boa autoestima, mas uma posição mais baixa significa o oposto.

Uma letra “o” incompleta quer dizer que a pessoa é um livro aberto, expressiva e que gosta de compartilhar os próprios segredos; um “o” fechado demonstra alguém que valoriza a intimidade e tende a ser mais reservada.

 

5. Analise a letra de mão.

caneta

Veja o “L” minúsculo. Uma volta estreita é sinal de tensão causada por uma auto limitação, e uma volta mais arredondada quer dizer que a pessoa é relaxada e estruturada, sem tantas neuroses.

Observe o “s” minúsculo. Um “s” arredondado significa alguém que gosta de manter as pessoas próximas felizes e preferem isso a um confronto; no entanto, um “s” mais pontudo sinaliza curiosidade, alguém que trabalha duro e tem ambição. Se o “s” é mais largo na parte de baixo, isso pode sinalizar que a pessoa não está tão a fim do trabalho ou da pessoa que está tentando conseguir.

Examine com detalhes os formatos das letras. Alguém que escreve com várias voltas e letras bem redondas tende a ser criativo e artístico. Letras pontudas representam intensidade de sentimentos, agressividade e inteligência. Letras bem conectadas indicam alguém metódico e ordeiro.

 

6. Verifique a assinatura.

03150259056669

Uma assinatura ilegível pode indicar uma pessoa reservada, que presa pela privacidade, ao passo que uma assinatura legível demonstra alguém seguro e contente consigo mesmo.

Assinaturas rápidas e irregulares demonstram impaciência e apreço pela eficiência e uma assinatura cuidadosa quer dizer que se trata de uma pessoa independente e precisa.

 

7. Repare na inclinação das letras e palavras.

1332174899491

Uma queda para a direita quer dizer que a pessoa é relaxada, sempre em busca de novidades e novas amizades.

Pessoas que escrevem mais para a esquerda preferem a solidão, são mais reservadas e racionais.

Existe um porém. Deve-se levar em consideração se a pessoa é destra ou canhota e analizar a inclinação ao contrário. Por exemplo, se um canhoto escreve à direita, ele provavelmente é tímido, mas se as palavras são mais inclinadas à esquerda, provavelmente é sociável e extrovertido.

 

8. Repare na pressão utilizada.

Escrevendo-600x321

Pessoas que escrevem com força levam as coisas a sério e tendem a ser inflexíveis e inconstantes, enquanto a escrita mais leve e menos marcada denota sensibilidade e compaixão, em geral acompanhados de apatia.

 

 

fonte

Veja também

Comentários