Ok, todo mundo (praticamente) sabe fazer café, mas existem alguns detalhes que dão aquele TCHAN especial né!
Veja abaixo algumas dicas que vão fazer toda diferença no seu cafezinho!

Filtering coffee

-Essas dicas de preparação são para coador de papel-

 

1. Utilize cafés com moagem média ou fina.

2. Use uma medida padrão para a quantidade de pó. Recomenda-se 80g a 100g de pó para um litro de bebida (5 a 6 colheres de sopa). A medida correta deve ser experimentada até encontrar aquela que melhor atenda o seu paladar.

3. O filtro de papel deve ter o mesmo tamanho e forma do porta-filtros.

200

4. Coloque o pó no filtro, espalhando-o uniformemente. Não compacte, nem aperte a camada de café. A água utilizada deve ser pura e limpa. Utilize sempre água filtrada ou mineral na preparação do café.

5. Imediatamente antes da fervura (90ºC), despeje a água sobre o pó, umedecendo-o todo. Comece molhando o pó de café das beiradas para o centro do coador/filtro. Em seguida, despeje a água lentamente (em fio) bem no centro do filtro, sem misturar com a colher.

200 (1)

6. Quanto mais lentamente despejar a água, mais escuro resultará o café. Entretanto não exceda 4 a 6 minutos, para que a extração excessiva não torne o café amargo.

7. Para um café bem quente, escalde o bule ou garrafa térmica pouco antes de fazer o café.
Jogue fora o filtro e o café já usados. Não passe a bebida novamente pelo café esgotado porque ela ficará amarga e com sabor desagradável.

200 (2)

8. A preparação em cafeteiras elétricas utiliza o mesmo tipo de café e as mesmas medidas. Para fazer quantidades grandes (mais que 12 xícaras pequenas), o longo tempo de preparo pode resultar em sabor amargo. Se isto ocorrer, faça menos xícaras por vez.

 

Você pode conferir outros tipos de preparo no Cafeicultura.

 

fonte

Veja também

Comentários