capa

Para quem não saber, o Uber é um aplicativo que funciona como alternativa ao táxi, funciona mais ou menos com uma “serviço de motorista particular”. Basta fazer um cadastro no aplicativo e solicitar um carro.

Todos os carros são pretos, com ar condicionado, internet sem fio e água. A cobrança é automática e por cartão de credito que fica cadastrado no aplicativo. 80% do valor da corrida fica com o motorista enquanto o Uber fica com o resto. Em São Paulo, o serviço  que é recém lançado, conta com carros mais simples. As corridas são mais baratas que um táxi comum.

enhanced-17563-1435772873-5

Apesar de todos esses prós, semana passada o serviço foi proibido em São Paulo e no Distrito Federal, em grande parte por causa dos taxistas que brigam há um ano com o aplicativo.

Para a Associação Brasileira das Associações e Cooperativas de Motoristas de Táxi, o aplicativo favorece o exercício ilegal da profissão porque os motoristas cadastrados não têm qualquer licença para prestar serviço de transporte público.

2

3

 

Um dos taxistas chegou a dizer que o assunto “vai ter morte”. O Uber pediu aos usuários do serviço que enviem e-mails contra a proibição para os deputados e vereadores. A empresa disse que foram enviados 200 mil e-mails a favor do aplicativo.

Eles se defendem das acusações da concorrência dizendo que não é uma empresa de táxi, mas sim uma companhia que conecta passageiros e motoristas, já que os carros são dos próprios condutores.

A briga parece acontecer em várias partes do mundo. Na França o desentendimento entre os taxistas e o Uber terminou em confronto e vandalismo. Dois executivos do Uber foram presos nesta semana na França, acusados de comandarem uma empresa ilegal de táxis.

4

Na Índia o aplicativo foi proibido depois da denúncia de que um motorista da empresa havia estuprado uma passageira.

No Brasil tem gente organizando protestos a favor do aplicativo, como este em Brasília, que já tem mais de dois mil confirmados.

5

Quem reclamou da proibição no twitter apontou o fato de que o serviço de táxi não melhora há muito tempo.

6

E você, o que acha? O aplicativo deveria ser mesmo proibido?

Fonte 

Veja também

Comentários