A primavera começou essa semana, e você deve estar se perguntando “Cadê a chuva que deveria estar caindo? E por que eu JÁ estou derretendo se semana passada era inverno?!”. Exatamente! Duas ótimas perguntas. Infelizmente elas não serão respondidas aqui. Para mais informações eu recomendo o Google.
O que vamos responder aqui é “Como sobreviver ao calor?”, porque né! Não está dando.

Confira a seguir 10 dicas.

 
1- Use e abuse dos líquidos: procure se hidratar com muita água e sucos naturais de fruta, de preferência, sem açúcar e gelados. Água de coco e chás gelados também são uma boa pedida. Mas ATENÇÃO: evite refrigerantes e bebidas muito calóricas, pois contém muito açúcar e podem te fazer ganhar peso.

tumblr_m6x6hbkRHc1qhcrb0o1_500

2- Procure ingerir alimentos leves. Dê preferência às frutas, legumes e verduras. Abuse das saladas, grãos integrais e carnes brancas, como aves, peixes e frutos do mar, de preferência cozidas ou grelhadas. ATENÇÃO: verifique sempre a procedência dos peixes e frutos do mar, nesse calor, eles estragam rápido.

rPy9ezw

3- Se você estiver no trabalho ou escola, procure, constantemente, molhar o rosto, nuca, braços e mãos. Essas regiões ajudam a trocar temperatura com o ambiente e ajudam no resfriamento do corpo. Uma boa saída é manter um borrifador de água na geladeira para aplicar constantemente.

Peele_sweat

4- Se o seu carro ficou no sol, antes de entrar nele abra as portas e janelas para permitir que o calor saia. Proteja os pára-brisas com um papelão e o volante com um pano.

images-article-2012-08-17-godric_true_death

5- Se você está na praia ou piscina, evite os horários de maior incidência solar, normalmente das 10-16h. Procure tomar sol antes das 10 ou depois das 16h. Durante esse período, proteja-se com bonés, chapéus ou embaixo de guarda-sol. ATENÇÃO: dê preferências às barracas de algodão ou lona, que absorvem mais a radiação.

e86c93050e2d688a81203d63200eef8d

6- Se você trabalha na rua e não tem como se abrigar do sol, use um boné, roupas claras e hidrate-se constantemente. Não se esqueça do protetor solar, que é obrigatório antes de sair ao sol. Quando tiver oportunidade, proteja-se na sombra.

anigif_enhanced-buzz-30813-1373054878-0

7- Em casa, procure manter janelas e portas abertas para ventilação. Mas cuidado com os insetos: use inseticidas ou telas para evitar sua entrada.

anigif_enhanced-buzz-28733-1373055816-0

8- Se estiver na academia, procure fazer atividades físicas leves com menos intensidade em dias muito quentes. Hidrate-se constantemente e use roupas leves, nada muito apertado.

anigif_enhanced-buzz-8295-1373058270-2

9- Evite ficar muito tempo com o ar condicionado ligado. Ele resseca o ar e as vias respiratórias, podendo causar irritação de garganta e mucosas. Prefira o ventilador. Utilize sempre vento indireto para que o ar do ambiente seja todo circulado. Prefira os ventiladores de teto.

1279099504_spinning-fan

10- Procure tomar vários banhos ao dia, com a temperatura da água não muito quente. É importante que uma janela do banheiro esteja aberta para evitar que o vapor se sature e o ambiente fique abafado. Mas ATENÇÃO: os banhos não precisam ser demorados, pense sempre no racionamento de água.

anigif_enhanced-buzz-8295-1373057862-0

 

fotos/reprodução

fonte

Veja também

Comentários