1. Produtos na altura dos olhos
Os itens mais caros sempre estão no nível dos olhos dos consumidores. Enquanto isso, os mais baratos ficam abaixo dos olhos ou em algum local difícil de encontrar.

2. Carrinhos de compra
Os carrinhos de supermercado dobraram de tamanho nos últimos 25 anos (alguns deixaram de oferecer cestas para compras). Justifica-se. Carrinhos grandes dão ao consumidor a impressão de que ele comprou pouca coisa, o que faz com que pegue mais produtos.

3. Mudanças de prateleiras
Você mal se acostumou com a disposição das prateleiras e, de surpresa, tudo muda de lugar. As prateleiras onde você costumava encontrar produtos de higiene passam a exibir panelas e utensílios domésticos. Até encontrar os produtos que procurava, você é obrigado a dar uma volta no supermercado (e quem sabe levar algum produto por impulso?)

4. Produtos como chicletes e balas junto dos caixas
Salgadinhos, doces, balas, chicletes e biscoitos costumam ficar na frente dos caixas por um motivo bastante óbvio: por terem preços mais acessível, o consumidor sempre pega um deles sem pensar duas vezes.

5. Prateleiras baixas
Certos produtos são colocados bem ao nível dos olhos das crianças para que tenham acesso fácil a eles.

6. Sugestões de alimentos
Imagine que você vai comprar salsichas e, de repente, dá de cara com embalagens de maionese, ketchup e mostarda numa gôndola ao lado. Trata-se de uma “sugestão” do supermercado para que você compre produtos que caem bem no cachorro-quente. Você pode não precisar da maioneses, mas sempre acabará levando a mostarda ou o ketchup.

7. Preços baixos para os produtos mais vendidos
Esse truque consiste em manter os produtos com maior saída com preços acessíveis, dando ao consumir a sensação de que TODOS os itens à venda sejam baratos.

8. Umidificador de vegetais
Vegetais como alface, couve e espinafre, entre outros, estão sempre molhados para que o consumidor tenha a sensação de que são frescos. Para que o truque se torne real, os supermercados usam umidificadores. Alguns chegam a deixar um barulho de água corrente.

9. Fundo da loja
Produtos imprescindíveis para o consumidor como bebidas, pães e carnes sempre ficam no fundo da loja. Até chegar ao açougue e adquirir a carne que pretende levar, ele é obrigado a percorrer uma ou mais prateleiras.

10. Música lenta
A maioria dos supermercados toca apenas músicas românticas no ambiente. Esse truque passou a ser usado depois que descobriram que consumidores embalados por músicas lentas compram mais. O curioso é que as praças de alimentação dos shoppings só tocam músicas mais rápidas, talvez para fazer o consumir ir embora logo.

 

 

fonte

Veja também

Comentários