1

Nesta terça, o Doodle do Google está celebrando os 90 anos da primeira demonstração pública da televisão. E assim, a logo do Google foi substituído por essa ilustração:

1

 

Quem construiu o primeiro aparelho de televisivo viável, após algumas tentativas frustradas de outros inventores, foi o escocês John Logie Baird.

 

2

 

A TV como conhecemos hoje começou a ser idealizada nos anos 20. Em 1923 o russo Vladimir Zworykin registrou uma patente do tubo iconoscópico para câmaras televisivas. E foi isso que tornou a televisão eletrônica plausível. Ali nasciam as possibilidades para o engenheiro John Logie Baird.

John criou um sistema capaz de reproduzir imagens em movimento, o aparelho era composto de um disco giratório perfurado no qual luzes de neon acendiam respondendo ao sinal de uma estação de rádio que capturava as imagens através de um disco idêntico.

 

4

 

Pouco depois, em 26 de janeiro de 1926, ele construiu o primeiro sistema de televisão viável e demonstrou-o no Royal Institution em Londres, para cerca de 50 cientistas. Ele teve tanto êxito que a BBC ofereceu um contrato de exclusividade para transmissões experimentais.

Em 1927, John Logie fundou a Baird Television Development Company, e com Philo Taylor Farnsworth, montou seu sistema eletrônico completo. Em maio de 1928 ele realizou a primeira transmissão transatlântica de televisão, entre Londres e Nova York, e o primeiro programa de televisão para a BBC.

O engenheiro foi também o responsável pela primeira transmissão ao vivo. Porém, com o avanço da tecnologia, seu modelo ficou rapidamente obsoleto. O máximo de resolução a que chegou foram as 240 linhas, enquanto o italiano Guglielmo Marconi desenvolveu um modelo que alcançou 405 linhas e foi adotado pela BBC em 1935.

O engenheiro foi casado com Margaret Albu, com quem teve dois filhos: Diana Baird e Malcolm Baird, e faleceu em 14 de Junho de 1946 em Sussex.

 

3

 

Fotos/Reprodução
Redação Café Sem Pó

Veja também

Comentários