1

Cólicas são terríveis, várias mulheres sofrem com esse mal e são tratas como “frescas” por vários homens. Eu sou umas dessas mulheres, as vezes nem buscopan na veia adiantava, ficava horas sofrendo numa maca de hospital.

 

download

 

A resposta para esse mal pode estar em um estudo recente, publicado no Journal of Women’s Health. A pesquisa analisou os ciclos de 3.302 mulheres e descobriu que a dor tem causa inflamatória, sendo que essa inflamação é geralmente provocada por uma proteína chamada c-reativa (CRP, da sigla em inglês). Isso significa basicamente que a forma ideal de lidar com cólicas menstruais pode ser por meio de anti-inflamatórios.

 

doodle-time-in-portuguese-4

 

Estudos anteriores já revelaram que a mesma proteína é uma das responsáveis pela dor em casos de ataques cardíacos. “Os sintomas pré-menstruais de humor, cólica abdominal, dor nas costas, desejos alimentares, ganho de peso, inchaço, dor nos seios, mas sem dor de cabeça parecem estar significativamente e positivamente relacionados a elevados níveis de CRP, um biomarcador de inflamação”, explicaram os autores do estudo em declaração publicada no The Independent.

As análises revelam que os sintomas que ocorrem durante a fase pré-menstrual e também durante a menstruação são complexos e ativam diferentes mecanismos corporais. E ficou evidente que o processo inflamatório é bastante presente no período menstrual.

Ainda que mais estudos precisem ser feitos para que saibamos lidar com o período menstrual de forma adequada, essa pesquisa sugere que durante a menstruação as mulheres evitem comportamentos que possam desencadear inflamações e apostar no uso de anti-inflamatórios para tratar os sintomas. Mas não se esqueça de buscar orientação médica!

 

Futuros tratamentos mais eficazes:

“A maioria das mulheres experimentam pelo menos alguns dos sintomas pré-menstruais. Reconhecer uma base inflamatória subjacente para a cólica menstrual abriria as portas para tratamentos adicionais e opções de prevenção”, explicou uma das responsáveis pelo estudo, Dra. Susan Kornstein.

O tema é tratado como tabu muitas vezes não recebe a atenção que deveria em termos de pesquisas científicas. A verdade é que 80% das pessoas que menstruam têm sintomas de TPM, o que inclui a cólica menstrual, além de fortes dores de cabeça, inchaço, náusea e sensação de letargia. O professor John Guillebaud, da University College London, disse recentemente que cólica menstrual dói tanto quanto um ataque cardíaco.

Durante a sua declaração, Guillebaud afirmou que cólicas menstruais não recebem a atenção merecida e que esse tipo de problema deveria ser tratado como todas as outras doenças na Medicina!

 

1

 

fonte

Fotos/Reprodução
Redação Café Sem Pó

Veja também

Comentários