Faculdade de letras: conheça o curso e a profissão

Faculdade de letras: conheça o curso e a profissão

22/07/2020 0 Por Redação

Se você se interessa sobre assuntos como: linguagens, origens das palavras, literatura e tudo mais que tem a ver com linguística, a faculdade de letras pode ser uma boa opção para você.

Se sua vontade é ser um letrólogo, atuar como professor, editor, tradutor e crítico literário, vamos te contar qual o caminho.

Primeiramente, se você deseja fazer faculdade de Letras na Estácio, saiba que existem inúmeras opções de bolsa para faculdade disponíveis. Confira!

Faculdade de Letras: conheça as opções disponíveis

Língua Portuguesa

A faculdade de Letras – Língua Portuguesa é a mais conhecida. São diversas as modalidades disponíveis desse curso:

  • Licenciatura: é um curso que promove ao estudante um processo contínuo de reflexão sobre o papel da linguagem, na constituição do homem e da sociedade. O profissional de Letras Licenciatura, normalmente atua como professor de língua portuguesa e de literaturas de língua portuguesa no ensino fundamental e médio. Mas também, pode trabalhar em empresas que requisitarem o seu conhecimento e formação técnica;
  • Bacharelado: esse profissional está habilitado a trabalhar em áreas onde é necessária a comunicação, formal e informal. Dessa maneira, pode atuar como revisor, assessor de comunicação e mídias, podendo atuar, inclusive, com mídias digitais;
  • Formação Pedagógica: essa é uma opção para os profissionais que querem trabalhar como professores. O mercado de trabalho é focado em escolas públicas e privadas e ensino básico. Além de empresas e ONGs;
  • Segunda Licenciatura: essa faculdade de letras tem como foco ampliar a formação do professor. Dessa forma ele terá maiores condições de contribuir com seus alunos.

Espanhol

A faculdade de letras – Espanhol capacita profissionais para proporcionar uma visão abrangente da utilização da linguagem.

Muitos profissionais formados nessa área atuam no magistério. Mas também há outras possibilidades como: revisor de textos ou tradutor em editoras ou entidades particulares.

Além disso, podem atuar como escritores em jornais, revistas ou periódicos na língua espanhola. Trabalhar como alfabetizadores, em auxílio na organização de bibliotecas comunitárias e programas de leitura também é uma possibilidade.

A faculdade de Letras – Espanhol tem mais duas modalidades:

  • Formação Pedagógica: tem como foco tornar o profissional apto para a área da educação escolar e não escolar, em todo o ensino básico;
  • Segunda Licenciatura: foca na formação do profissional para atuar como professor.

Inglês

A faculdade de Letras – Inglês, assim como as demais, tem como foco a formação de professores da língua, através de competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso.

Esses profissionais podem atuar tanto em escolas quanto em cursos, ou ainda em projetos que tenham algum vínculo com educação.

Sendo o inglês a língua mais falada do mundo, o mercado de trabalho para quem trabalha com esse idioma acaba sendo bem amplo.

Muitas famílias se programam desde cedo para que seus filhos possam estudar outro idioma, então o que não falta são cursos onde esses professores podem atuar.

A pressão para que os estudantes sejam bilíngues também é cada vez maior, e as escolas de ensino fundamental ou médio tem oferecido cursos onde o inglês é incorporado às outras matérias, também ampliando o mercado para os professores.

Sobretudo no mercado de trabalho, hoje é praticamente obrigatório falar inglês. Sendo assim, os professores também são solicitados em aulas particulares ou em cursos de línguas.

Também são necessários profissionais que possam atuar em outras áreas como: edições, traduções e suporte em língua inglesa.

A faculdade de Letras – Inglês tem mais duas modalidades de formação:

  • Formação Pedagógica: assim como nos demais idiomas, esse curso tem como foco tornar o profissional apto para a área da educação escolar e não escolar, em todo o ensino básico. O mercado de trabalho é focado na educação, empresas ou ONGs;
  • Segunda Licenciatura: foca na formação do profissional para atuar como professor, fazendo com que o mesmo tenha maiores condições de contribuir com seus alunos.

Libras – Língua Portuguesa

Essa faculdade de Letras tem por finalidade habilitar profissionais para o ensino, disseminação e uso da língua brasileira de sinais.

Também proporciona aos alunos as diversas manifestações culturais, identitárias, históricas, sociais, políticas e educacionais da comunidade surda brasileira.

A faculdade de Letras – Libras – Língua Portuguesa também habilita os estudantes à serem professores de português, na modalidade escrita e para surdos como segunda língua.

Além disso, oferece conhecimentos na área da Educação, da Linguística da Libras, da Literatura Surda e dos Estudos Culturais Surdos.

Podem também atuar e, são principalmente muito necessários, na educação básica e em diversos segmentos da sociedade.

Assim como as demais faculdades de letras, o mercado é voltado para a educação básica. O profissional pode também atuar no ensino superior, no desenvolvimento de projetos sociais, educacionais, artísticos, culturais, acadêmicos e científicos.

Podem também produzir materiais didáticos digitais para ensino na educação formal, não-formal e informal. Além disso, atuam na promoção da inclusão, acessibilidade, diversidade humana e direitos humanos.

Para esses profissionais, existe sempre uma grande demanda em concursos públicos para atuar na rede federal de ensino.

Qual a faculdade de letras que você mais se identifica?

Você tem vontade de fazer faculdade de letras? Qual modalidade você se identifica mais? Conta pra gente!