Crescem os golpes na pandemia: saiba comprar online com segurança

Crescem os golpes na pandemia: saiba comprar online com segurança

26/08/2020 0 Por Redacao

A tecnologia nos trouxe uma série de facilidades, como a praticidade de comprar a partir do conforto do seu lar. Conhecido como comércio eletrônico, essa modalidade de compra ganhou ainda mais espaço com a quarentena, uma vez que as lojas físicas não estão funcionando. Como efeito colateral crescem os golpes na pandemia – mas é possível comprar online com segurança.

De acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), houve um aumento de mais de 70% de golpes no estilo phishings durante a pandemia, sendo este um dos tipos mais comuns de fraudes pela internet, onde os criminosos roubam dados pessoais quando um usuário clica em um link.

Estar atento à sua navegação é fundamental para comprar online com segurança e evitar dores de cabeça. Existem algumas técnicas simples que você pode aplicar nas suas visitas aos e-commerces para garantir que toda a experiência seja agradável, da escolha do produto à entrega pela transportadora.

A seguir, confira 5 dicas para comprar online com segurança.

1. Promoções boas demais para serem verdadeiras

Certamente, você já viu na internet produtos por um preço extremamente atrativo, muito diferente daqueles que estamos acostumados. Ao invés de sair correndo para clicar no link e comprar, desconfie quando uma promoção for boa demais – é mais provável que seja um golpe.

Antes de tomar qualquer atitude, você pode conferir a média de preços de um produto em plataformas de comparação. Esses sites a partir da pesquisa de um item, fazem uma varredura em todas as lojas online para apresentar os melhores preços.

Ao fazer essa comparação, você vai perceber se o valor oferecido no anúncio está muito discrepante do encontrado no mercado. Nesse caso, evite a compra, já que preços baixos demais são quase sempre tentativas de fraudes.

2. Recursos para economizar somente de sites confiáveis

Quem gosta de pagar menos em suas compras costuma conhecer recursos que permitem uma economia, como é o caso dos cupons de desconto. Esse tipo de código promocional, ao ser inserido, reduz determinado valor em porcentagem no pedido do consumidor. Entretanto, é importante ter cuidado com a escolha do site.

Para Thiago Klaumann, especialista do Agora Cupom, uma boa dica é conferir se o site de cupons tem o selo HTTPS, representado por um cadeado no início do endereço eletrônico. Além disso, se você receber um link por WhatsApp, com uma oferta de cupom de desconto imperdível, primeiro procure nas plataformas reconhecidas pelo mesmo voucher para conferir sua veracidade.

Se possível, salve na sua barra de favoritos os sites de cupons que são reconhecidos pelo público e comprovadamente confiáveis. Dessa forma, você sempre terá um recurso à mão quando quiser economizar.

3. Tenha um antivírus atualizado no seu computador

Muita gente não sabe, mas comprar online com segurança começa ainda no sistema operacional do seu computador, com softwares que permitem que você navegue com tranquilidade pela internet – e é aí que entram os antivírus.

Quando acessamos um site, abrimos um e-mail ou clicamos em um link podemos estar expostos a diferentes tipos de vírus. O próprio phishing, citado anteriormente, já conta com versões para o smartphone, capazes de captar dados como senhas de sites e até informações financeiras.

Para evitar que links maliciosos se aproximem do seu computador, pesquise e instale um antivírus, mantendo-o sempre atualizado. Afinal, como tudo que envolve tecnologia, os criminosos “evoluem” seus vírus para tentar burlar os programas de proteção, que passam por frequentes atualizações para oferecer a prevenção necessária.

4. Opte somente por e-commerces com certificação digital

A dica do selo HTTPS nos sites de cupons deve ser aplicada sempre que você acessar uma loja online. Se um endereço eletrônico, especialmente de um e-commerce, começar somente com “http”, fuja do site!

Além disso, antes de fazer uma compra, role o mouse para o rodapé do site para buscar os certificados digitais de segurança do e-commerce. Um certificado digital é uma ferramenta capaz de dar mais segurança para os consumidores que acessam lojas online.

Entre os certificados mais conhecidos, existem aqueles que garantem uma navegação livre de arquivos maliciosos, outros que realizam a criptografia de dados financeiros e alguns que demonstram qual é a percepção dos consumidores em relação à marca.

5. Os sites de opinião são grandes aliados

Se mesmo após todos esses cuidados você ainda estiver com dúvidas sobre a credibilidade de uma plataforma, os sites de opinião são grandes aliados para saber a experiência que outras pessoas tiveram com um e-commerce.

O Reclame Aqui é a plataforma mais conhecida do segmento no Brasil. Com mais de 700 mil consultas diárias, o site permite que consumidores relatem suas opiniões sobre uma marca, na tentativa de uma comunicação direta e uma resolução mais rápida da situação.

Outro site interessante que pode ser visitado antes de fechar qualquer compra é o eBit. No eBit, os consumidores podem avaliar suas compras, tanto aquelas que não foram tão agradáveis (como no Reclame Aqui), quanto aquelas que foram satisfatórias. Assim, é possível ter uma visão mais equilibrada sobre um serviço prestado.

Dependendo do produto, vale ainda conferir reviews que analistas independentes realizam na internet. Dessa forma, com o máximo de informação possível, tomar uma decisão de compra será muito mais fácil.

Bônus: mantenha-se bem informado

Por fim, saber mais sobre o mundo das compras online pode ser um fator fundamental para aumentar sua segurança na internet. Como este universo está sempre em transformação, conhecer os tipos de golpes mais recentes e técnicas de proteção faz toda a diferença para uma experiência positiva.

Portanto, leia artigos sobre segurança, entenda como os sites funcionam e faça uma boa pesquisa sempre que algo despertar a sua dúvida. Dessa forma, casos de fraude que vemos diariamente pelos noticiários têm menos chances de acontecer com você.

De fato, com alguns cuidados simples, você pode aproveitar ao máximo essa ferramenta que nos permite comprar qualquer coisa em poucos cliques, ainda mais importante neste período em que passamos a conhecer o “novo normal”.