Práticas de marketing digital durante o COVID-19

Práticas de marketing digital durante o COVID-19

28/01/2021 0 Por Redacao

Estamos em um período de dúvidas e incertezas com as medidas de distanciamento social da COVID-19 sendo obrigatórias, afetando consumidores e empresas.

Muitos de nossos clientes são como você – eles não têm certeza do que isso significa para eles e o que devem fazer com seus esforços de marketing digital. Devemos parar de anunciar?

Devemos interromper todo o marketing para economizar no orçamento até que isso acabe? A resposta curta é … nenhum negócio é igual, então não há uma resposta simples de ‘tamanho único’.

Com isso em mente, aqui estão alguns itens a serem considerados ao tomar decisões sobre suas práticas de marketing digital durante o COVID-19.

1. Revise e observe o panorama geral

Quer a iniciativa de distanciamento social dure as primeiras duas semanas ou dois meses, sabemos que esse período constrangedor chegará ao fim e voltaremos à nossa norma.

Com isso em mente, certifique-se de que você não está sendo tão míope e exagerando. Reveja suas metas mensais, trimestrais e anuais e como as decisões que você toma agora podem afetar seu funil de vendas em 2 a 3 meses a partir de agora. Algumas perguntas para se fazer:

  •  Quem é meu público-alvo?
  • Como imaginamos sua atividade nas próximas duas semanas?
  • Como podemos atendê-los melhor?
  •  O que podemos fazer agora para nos ajudar a voltar aos trilhos, continuar com o sucesso ou mesmo prosperar depois que isso acabar?

Se um tipo de marketing (ou seja, prospecção de publicidade social) não faz sentido agora, você pode redirecionar seu tempo, energia e orçamento para atingir outros objetivos? O que você pode marcar na sua lista de “um dia chegarei lá” que o ajudará a crescer?

2. Leve em consideração seu público e seu ciclo de compras

É aqui que os negócios tendem a ser mais diferentes. Dependendo de seu público e ciclo de compra, pode fazer sentido aumentar os anúncios, manter suas campanhas ou mudar sua estratégia existente em uma direção diferente. Algumas coisas a considerar:

Se seu serviço é  criação de sites ou  algo que os consumidores desejam neste momento, considere fazer uma promoção e aumentar sua publicidade para mostrar isso. Não se esqueça de desenvolver todo o funil de vendas digital para que a experiência do usuário permaneça consistente.

 Se você tiver um ciclo de vendas mais longo, envolver os usuários (que estarão mais ativos online) agora pode ajudá-lo a manter um bom funil de vendas (preenchimento de formulários, capturas de e-mail, remarketing, etc.). Se você se desviar de seu marketing agora, poderá sentir os efeitos de 1-3 meses a partir de agora.

Mas se seu serviço for algo que as pessoas costumam comprar e planejam com vários meses de antecedência, considere fazer uma promoção, onde os clientes podem pagar antecipadamente em troca de economias (ou seja, pague R$ 200, do valor R$ 250).

Isso ajudará seu fluxo de caixa agora, manterá seus clientes engajados e garantirá que você não tenha uma queda financeira quando estiver pronto para melhorar o cenário.

3. Considere reaproveitar orçamentos de marketing tradicional e de eventos para o digital

Os eventos estão sendo reprogramados e a participação em datas futuras é aparentemente incerta. Isso não significa que sua rede, apresentação de produtos e compartilhamento de sua experiência tenha que esperar.

Ao mover seus esforços para o digital e ser inteligente ao direcionar seu público ou rede existente, você ainda pode gerar interações significativas que podem ajudá-lo a atingir a exposição da marca e as metas de vendas.

Utilize seu site, e-mail e meios de comunicação sociais como ferramenta de marketing. Transforme sua apresentação principal em um webinar ou crie um lançamento de produto digital altamente antecipado.

Alguns exemplos de clientes

Nosso objetivo é mostrar, não apenas contar, então aqui estão alguns exemplos reais de como ajustamos as campanhas de marketing digital para nossos clientes.

Uma empresa do setor de viagens está utilizando seu tempo para realizar algumas otimizações de site de longo prazo que terão efeitos de longo prazo, em vez de publicidade focada na construção de marca ativa. Isso irá configurá-los de forma que, assim que ativar os anúncios novamente, a experiência do usuário e a taxa de conversão serão melhoradas.

Exemplo 02

Uma empresa prestadora de serviço com um ciclo de vendas mais longo está mantendo seu reconhecimento de marca e esforços de publicidade de serviço. Mudando seus anúncios para serem mais amigáveis ​​ao consumidor (menos focados em conversão) e fornecendo material de leitura interessante elaborado para maior interação social e cliques mais baratos em seus sites. O objetivo é continuar a construir o reconhecimento da marca e os assinantes de newsletters que eles começam a cultivar.

Uma marca nacional de bens de consumo com presença de comércio eletrônico e varejo está fornecendo (e anunciando) remessa gratuita temporária em todo o site, caso os clientes não consigam comparecer à loja para comprar.

Conclusão

Aproveite este momento de incertezas para ser criativo com seu marketing e visar não apenas sustentar, mas crescer e servir sua base de clientes (e clientes em potencial) ainda melhor.

Se você ainda estiver se perguntando o que deve fazer durante esse período, postaremos mais dicas como essa para ajudar você! Os brainstorms são sempre gratuitos (além disso, nós os amamos). Nós estamos aqui para ajudar.