Apostila de Haia

apostila de haia

Se você chegou até essa postagem para entender tudo sobre a apostila de haia, saiba que chegou ao lugar certo.

Por aqui vamos te explicar o que é e para que serve esse certificado tão importante.

Continue lendo nosso super artigo sobre apostilamento de haia para entender tudo sobre o assunto.

O que é apostila de Haia?

Em resumo, a Apostila de Haia é um certificado que garante perante órgãos de países que adotaram a  Convenção da Haia, a autenticidade de documentos essenciais.

Ou seja, a apostila de haia nada mais é do que um atestado que garante a autenticidade dos documentos para os países que participam desse acordo que foi estabelecido na convenção de haia, com intuito de acabar com a burocracia e ajudar os estrangeiros.

Atualmente, em 2020, são 111 países participantes da Convenção de Haia.

Quais países que participam da convenção de Haia?

Confira abaixo a lista dos principais países que participam da convenção de haia o que faz com que o apostilamento de haia seja necessário:

– África do Sul;
-Albânia;
-Alemanha;
-Andorra; 
-Argentina; 
-Áustria; 
-Bélgica; 
-Chile; 
-China; 
-Dinamarca; 
-Espanha; 
-Estados Unidos da América; 
-França; 
-Irlanda;
Israel; 
-Itália;
Japão; 
-Portugal; entre outros. 

O Brasil começou a participar da convenção de haia em Agosto de 2016, após o governo brasileiro ter firmado o tratado no segundo semestre de 2015.

A partir desse período, o Brasil passou a exigir o apostilamento de haia dos documentos estrangeiros e a emitir apostilamentos para documentos brasileiros.

 O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) foi denominado para ter a responsabilidade de fiscalizar o serviço de apostilamento que é feito pelos Cartórios de Registro Civil e Tabelionatos. 

 A partir da entrada do Brasil na Convenção de Haia, um processo que antes era realizado em 3 etapas, ficou mais fácil e ágil. Para se ter uma idéia  do quanto os cartórios estão trabalhando com apostilamento de haia, no ano de  2019 foram realizadas mais de 1,2 milhão de apostilamentos. 

Apostila de Haia: Pra que serve?

Conforme vimos acima, basicamente a apostila de haia serve para um documento ter autenticidade no exterior. Em resumo essa é a única função da apostila de haia. 

Quais documentos precisam do apostilamento de haia?

Atualmente o principal documento que precisa passar pelo apostilamento de haia é o atestado de antecedentes criminais. Isso porque nenhum país quer receber um criminoso foragido, não é mesmo?

Basicamente o apostilamento de hais do certificado de antecedentes criminais garantirá que o documento é verdadeiro e com isso você poderá viajar para o exterior para tirar férias, trabalhar, morar etc sem ser barrado.

Conclusão

Conforme vimos acima a apostila de haia é um documento muito importante para quem é brasileiro e pretende viajar para o exterior seja para trabalho, férias, para morar ou para quem é estrangeiro e deseja ficar no Brasil. 

Sem o apostilamento de haia não há como comprovar que você não possui antecedentes criminais por exemplo. Antes de viajar recomendamos que verifique se o país de destino exige esse tipo de documento para se evitar dores de cabeça.

 Esperamos que tenham gostado do artigo. Não deixe de colocar logo abaixo sua opinião sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *