Dicas para escolher a sua cozinha completa

Dicas para escolher a sua cozinha completa

10/09/2020 0 Por Redacao

Está com dúvidas sobre qual é o melhor modelo de cozinha completa para o seu lar? Acompanhe nosso post e aprenda tudo o que você deve considerar para acertar na escolha.

As cozinhas moduladas completas oferecem muita praticidade no processo de mobiliar o cômodo tido como “coração da casa”. A facilidade deriva do fato das cozinhas completas serem compostas por uma série de armários projetados para suprir as necessidades de armazenamento típicas da cozinha.

O mesmo pode ser dito das cozinhas compactas, mas, diferente delas, as completas podem assumir formatos diversos para se adaptarem a cozinhas retas, em forma de “U” ou de “L”. Elas possuem mais módulos, armários e componentes.

Para desfrutar das praticidades desse tipo de modulado, é preciso fazer uma escolha acertada que deve ser o resultado da consideração de muitos fatores. Nesse post, vamos explorar o que você deve fazer e considerar para encontrar sua cozinha completa.

Guia prático: Aprenda como escolher a sua cozinha completa

O primeiro passo é ter clareza das dimensões da sua cozinha para estimar quais medidas a cozinha completa precisa apresentar para se adequar ao seu cômodo.

Nessa etapa, não basta medir a altura e largura da cozinha, outros pontos devem ser observados e registrados. Se possível, faça um esboço em uma folha de papel com as informações que exploraremos abaixo.                                    

Faça a medição de sua cozinha: saiba o que medir e registrar

A medida total das paredes e a altura do chão até o teto: Essas são as medidas básicas e essenciais. Através delas é possível delimitar qual a altura e largura máxima que a cozinha completa pode apresentar.

A abertura das portas e das janelas: Mapear e medir o espaço ocupado por portas e janelas de abrir serve para impedir que o funcionamento do cômodo seja prejudicado após a inclusão da cozinha planejada.

Imagine quão desagradável seria instalar a cozinha modulada completa e perceber que você terá dificuldades em abrir a porta e as janelas!

O intervalo entre o chão e o peitoril das janelas: Essa dica segue a mesma lógica da anterior e igualmente busca preservar a funcionalidade dos elementos fixos da cozinha.

Ao saber onde e qual é a distância entre a janela e o piso, você poderá calcular a altura que os módulos podem possuir sem cobrir e inutilizar a janela. Lembre-se que cobrir as janelas prejudica a entrada de luz e circulação do ar, dois fatores muito importantes em uma cozinha.

Elementos que não podem ter seu posicionamento alterado: Esse é o momento de mapear tudo que você não pretende ou não pode mudar de lugar. Registre no seu esboço a localização das tomadas, interruptores, os locais da parede onde os canos de água e fiação elétrica estão, a pia, entre outros.

Isso evitará surpresas desagradáveis como: a perfuração de canos ou fios durante a fixação da cozinha; a inutilização de tomadas; difíceis adaptações na cozinha.

Saber a posição desses elementos ajuda a delimitar onde cada móvel pode ficar, informação que servirá como guia no momento de posicionar os módulos da sua cozinha completa.

Por exemplo: O micro-ondas precisa estar próximo a uma tomada, por isso o módulo com suporte para este eletrodoméstico deve ficar e se adequar à área onde você sabe que há uma tomada.

Localização de pilares, colunas ou outros elementos que você julgar relevantes: Insira no seu esboço as particularidades da sua cozinha. Por exemplo, anote qual parede tem uma pilar ou algo que possa interferir no posicionamento da cozinha modulada.

Liste o que sua cozinha completa deve ter

Agora que você explorou as dimensões do seu cômodo, é hora de fazer um levantamento das funcionalidades que a cozinha completa ideal deve apresentar.

Para isso, sugerimos que você faça a listagem de todos:

Os elementos que precisam ser armazenados nos armários da cozinha completa : Isso inclui utensílios de cozinha, panelas, talheres, potes, copos, xícaras, pratos e tudo que precisa ser guardado.

Fazer esse levantamento auxilia a estimar a quantidade de armários, nichos ou prateleiras que você precisará para guardar todos os objetos listados.

Os eletrodomésticos que precisam de suporte ou algum local específico na cozinha completa: Semelhantemente à listagem anterior, considere todos os eletrodomésticos utilizados, começando pelos principais: fogão ou cooktop, geladeira e pia.

Em seguida, liste os demais itens que podem ficar em armários ou suportes, como micro-ondas, liquidificador, batedeira, fritadeira elétrica sem óleo, etc.

Como escolher com base nas informações levantadas

Chegou o momento de analisar as candidatas a serem a cozinha completa do seu lar. Com tudo listado e analisado, você deve observar os atributos, medidas e estilo das cozinhas completas que cabem no seu orçamento.

Saiba que, dificilmente, você encontrará uma cozinha que atenderá perfeitamente às suas demandas. Porém, por serem moduladas, as cozinhas completas podem ser alteradas e configuradas da forma que você desejar. Isso é possível porque os módulos são independentes entre si, assim, basta trocá-los de posição.

Abaixo elencamos alguns aspectos que você deve conferir, assim como funcionalidades comuns às cozinhas completas para você ter uma ideia do que procurar:

Formato em L, U ou reto: Cheque se o formato da cozinha completa é adequado ao local onde ela ficará.

Medidas e espaço para eletrodomésticos: confira se há espaço para forno, micro-ondas, pia ou cooktop. Em seguida, veja se as medidas são compatível com seus eletrodomésticos. Geralmente as fichas técnicas apresentam um tamanho indicado com base nas dimensões do produto.

Bancada ou tampo: Confira se o modelo possui tampo ou bancada para preparar alimentos ou colocar itens como escorredor.

Portas, prateleiras e gavetas: analise se a quantidade de portas, prateleiras e nichos atende às suas necessidades de armazenamento. Também confira o peso suportado por elas.

Seguindo nosso guia prático e dicas, você encontrará a cozinha completa ideal para o seu lar com facilidade.