Móveis brancos: saiba como limpar corretamente

Móveis brancos: saiba como limpar corretamente

28/09/2020 0 Por Redacao

Os móveis brancos são coringas na decoração de diversos lares brasileiros, tornando-se uma forte tendência. Além de promover uma decoração clean, ele ainda pode ser combinado a diversos tipos de estilos, cores de parede e também promover maior amplitude para o ambiente.

Contudo, dependendo do local em que é inserido e quando não há manutenções corriqueiras de limpeza, ele pode ser um problema, tornando-se amarelado e envelhecido.

Os móveis brancos não são simples de limpar e causam muitas dúvidas nos indivíduos que o possuem, fazendo até mesmo com que muitas pessoas deixem de comprar. Por isso, no post de hoje vamos desmistificar sua limpeza e te ajudar a manter os móveis limpos e sem o aspecto amarelado. Utilizando os produtos de limpeza certos, essa etapa será muito mais fácil de ser realizada em seu dia a dia. Vamos lá?

1. Remova a poeira da casa todos os dias

Principalmente se você mora em locais muito próximos à rua, com muito verde ao redor ou até mesmo se sua casa é muito aberta, é fundamental remover a poeira todos os dias.

Isso porque, é muito fácil os móveis ficarem sujos devido à entrada maior de sujeiras, sendo essa uma medida preventiva para manter a conservação de seus móveis brancos. Uma boa dica é utilizar a vassoura mágica todos os dias, e dia sim dia não utilizar o rodo mágico. Com isso, a presença de pó será mínima e seus móveis ficarão protegidos.

2. Limpe os móveis apenas com água e sabão neutro

O sabão neutro é coringa, podendo ser utilizado na limpeza de diversos itens da casa sem prejudicar a superfície. Com os móveis brancos isso não é diferente, sendo indicado misturar 2 colheres de sopa de sabão neutro em 1 litro de água.

Umedeça a toalha mágica nessa solução torcendo bem para remover o excesso, passe no móvel com movimentos na mesma direção e em seguida utilize uma toalha umedecida apenas em água para remover qualquer resquício do sabão. Para finalizar, passe uma toalhinha seca. A dica aqui é adquirir o kit toalha mágica, para não precisar perder tempo entre as etapas.

3. Não subestime as instruções de limpeza

Cada material possui suas próprias características e consequentemente a maneira mais adequada para ser limpo.

Quando falamos sobre móveis também estamos falando de sofás e poltronas, sendo necessário tomar muito cuidado para não deixar manchas. Geralmente, os estofados possuem etiquetas com instruções, como por exemplo o couro, que não pode ser limpo com água. Analise as letras impressas nas etiquetas e veja qual maneira é a indicada.

  • A: limpeza a seco com qualquer tipo de solvente ou também à úmido;
  • F ou P: limpeza a seco com solventes específicos;
  • W: limpeza com um pano úmido;
  • X: não deve ser lavado a seco. Nesses casos, deve-se usar apenas uma escova ou aspirador de pó.

4. Fuja do mofo

Além de poder prejudicar sua saúde, quando não tratado corretamente o mofo pode manchar seus móveis. Ele irá aparecer somente em condições propícias para tal, por isso, mantenha sempre sua casa bem ventilada e iluminada, para evitar ao máximo a umidade. Além disso, deixe as portas dos armários abertas para ventilar a região também.

5. Manchas

Sabemos que manchas podem surgir por diversos fatores, como derrubar algum líquido ou até mesmo encostar a mão suja. Ainda que seu móvel possua manchas de gordura ou sujeiras impregnadas, não utilize removedores e limpadores abrasivos. Isso porque, eles podem amarelar ainda mais o móvel e inclusive danificar sua estrutura, prejudicando a performance posteriormente.

Para remover as manchas, utilize também a solução de sabão líquido e água, mas dessa vez utilize água morna. Siga o mesmo passo a passo realizando movimentos suaves.

6. Faça a limpeza periodicamente

A limpeza para ser efetiva deve ser realizada periodicamente. Isso porque, você não terá resultados limpando seus móveis apenas uma vez por mês, ou somente quando tiver vontade. A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por semana para ser possível manter a limpeza dos móveis sem que você perca todo o trabalho feito.

7. Aposte em produtos com ação protetora

Alguns produtos possuem ação protetora e podem ser utilizados nos móveis para prevenir a aderência de sujeiras ou até mesmo danos da umidade. Eles formam uma película protetora na superfície e basta utilizar a toalha mágica seca para aplicar.

Com todas essas dicas e os materiais de limpeza adequados, além de manter seus móveis brancos, sua durabilidade também será maior. Isso porque, quando bem higienizados e cuidados, você realiza uma manutenção preventiva, evitando problemas até mesmo nos trilhos e corrediças. Não se esqueça de realizar a limpeza de forma periódica, pois caso contrário é muito mais fácil o móvel ficar sujo e a poeira impregnada. Por fim, procure sempre uma loja de materiais de limpeza especializada para encontrar os melhores utensílios para suas necessidades.