Moda esportiva: como aderir aos seus looks

Moda esportiva: como aderir aos seus looks

27/05/2021 0 Por Redacao

Não é de hoje que a moda esportiva tem sido vista mais comumente em circulação pelas ruas brasileiras e do mundo. Onde para muitos é apenas uma forma de mostrar que apoia seu time do coração, outros já veem isso com outros olhos e investem a moda esportiva no seu dia-a-dia.

A moda esportiva é muito mais do que vestir uma camiseta de um time, tênis de corrida e calças jeans, claro, no começo, isso era chamado de moda esportiva. Hoje em dia, com a constante influência de seguir hábitos mais saudáveis, como a prática de esporte, esse estilo ganhou  novos ares, interessados e, claro, novidades.

Hoje eu vou te contar como você pode aderir o esporte aos seus looks, no dia a dia, no lazer e em qualquer outro momento. 

Onde tudo isso começou

Pode até parecer brincadeira, mas, as calças legging que hoje todas as mulheres conhecem e usam no dia a dia teve um papel muito importante para o surgimento da moda esportiva do que vocês podem imaginar.

Confortável, flexível e perfeita para qualquer momento, as calças leggings passaram a ser usadas como uma opção social e casual de vestimenta, ao invés de apenas um acessório para lazer, atividades físicas depois do trabalho ou academia.

Houve um momento em que a moda esportiva esteve no seu auge e aposto que muitos de vocês nem perceberam ao seu redor. calças leggin já foram tão usadas antigamente quanto são hoje e eu posso provar.

Primeiro, retornemos 30 ou 40 anos no passado, na década de 80 e 90. Talvez no Brasil não tenhamos realmente recebido a alta da moda esportiva, mas, os EUA claramente foram bombardeados nessa época com grandes looks baseados em vestimentas do esporte, por exemplo, as chamadas BOMBER JACKET.

Aposto que você se lembra de filmes da época onde muitos estudantes utilizavam aquelas jaquetas de time com mangas longas e largas sempre brancas, cintura alta, estampada nas costas, acho que você se lembrou.

Quando desapareceu?

Após os anos 90, o estilo esportivo simplesmente começou a sair das lojas e aos poucos parou de ser considerado um tipo de roupa casual. Creio que, por terem sido excluídas nas prateleiras das lojas de roupas normais, a moda na época foi rapidamente esquecida.

Para conseguir peças deste estilo, quem quisesse continuar na tendência acabou sendo obrigado a frequentar lojas de artigos esportivos, coisa que muita gente que não era fã de esportes fazia.

As diferentes modas esportivas

Claro que não eram apenas beisebol, futebol ou basquete que dominaram a época do estilo esportivo. Outras atividades também entraram na onda, como o skate, principalmente, o tênis feito, na época, para o público praticante.

O tênis para skate possuía duas funcionalidades básicas, o conforto para o uso, e funcionalidade para o esporte. as grandes marcas como Nike e Adidas conseguiram implantar também casualidade em seus modelos, deixando-os discretos e estilosos até  mesmo para quem não andava de skate.

O estilo skatista ganhou força mesmo nos anos 2000, aposto que o pessoal da época agora começou a reparar nas diversas propagandas e programas com personagens caracterizados na época.

O retorno triunfante

De um tempo pra cá, os estilista tem tentado trazer de volta à moda antiga, looks que foram sensação nos anos 80 e 90 e isso foi o que reacendeu a chama da moda esportiva, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo.

Aderindo aos seus looks

Agora que você conheceu brevemente a história da moda esportiva, está na hora de pensar como começar a invadir esse estilo e aderi-los ao seu dia a dia, lazer, etc. Ambientes profissionais cada vez mais estão investindo no conforto dos seus profissionais e permitindo a utilização de vestimentas mais casuais e confortáveis.

Grande parte do público que aderiu à moda são de pessoas que frequentavam ambientes com códigos de vestimenta mais duro e que, com  a mudança, passaram a permitir um visual mais despojado e confortável.

De 2014 em diante é que a moda ganhou força ao conquistar apoio de grandes estilistas e estar a frente nas passarelas sendo usados por celebridades e influenciadores mundiais onde muitos investiram no lançamento de suas próprias peças da moda esportiva.

Moletom

Desacreditado por muitos e considerado uma vestimenta mais doméstica do que casual, as calças e bermudas de moletom também entraram para a moda esportiva com novos cortes, caimento e tecido fizeram dele um companheiro importante no estilo.

Estampado (estampas normais ou com tema esportivo) ou em cores sóbrias, pode ser usado com uma camiseta básica ou mesmo esportiva, o que é o caso de algumas camisas de beisebol. Nos pés muitas combinações se encaixam como tênis de corrida ou de skate, de cano alto ou baixo, botas, casuais, enfim, uma infinidade de calçados.

Quando pensamos nas bermudas podemos também imaginar facilmente como aderi-las. Sendo mais usado pelo público masculino, é interessante juntá-la com um casaco de moletom que se assemelha ao seu tom. Facilmente pode-se imaginar um casaco de moletom dos Yankees com uma bermuda estilosa combinando.

Calça legging

Para o público feminino, as leggings fazem um show, praticamente tudo combina com elas.Camisetas comuns já criam um look bem legal para qualquer momento do dia e quanto aos calçados? bem, qualquer um cai bem.

Apenas se atente a cor, de preferência opte por peças mais escuras, isso facilita muito na hora de se vestir.

Jaqueta Varsity e camisetas Raglan

Peito de uma cor e mangas de outra, talvez o look esportivo mais fácil de ser formado. A começar pela jaqueta, também presente no Brasil, é conhecida pelos punhos das mangas em duas cores e da cintura igual.

Quase sempre com o nome ou símbolo do time bordado, costurado ou estampado no peito e nas costas, é bem comum ser vista nos colégios americanos. Para o seu look esportivo, experimente a combinação de bermudas com cores mais escuras ou calças jeans da mesma coisa e uma camiseta branca por baixo.

Também muito conhecidas por sua presença não somente no esporte, mas no estilo mais casual, as camisetas Raglan que carregam números e nomes de times de beisebol americanos tem sido um complemento aos trajes da moda esportiva, voltando a ser usada desta forma casualmente.