Quais testes são realizados nos exames médicos admissionais e demissionais?

Quais testes são realizados nos exames médicos admissionais e demissionais?

26/05/2021 0 Por Redacao

Por mais que os funcionários sejam produtos para as empresas, é preciso lembrar que eles também são seres humanos e precisam ter sua saúde preservada.

Nesse caso, é preciso que as empresas solicitem exames médicos tanto ao contratar quanto ao demitir algum colaborador, pois ninguém deve ter sua saúde ou integridade física colocada em risco de forma desnecessária.

É nesse momento que surgem os exames admissionais e demissionais, onde o histórico médico dos funcionários é avaliado minuciosamente para saber se estão aptos a exercerem uma determinada função ou não.

Para entender um pouco mais sobre esses dois tipos de exames, leia este texto e veja como esses procedimentos funcionam.

Anamnese ocupacional

A anamnese é uma entrevista que o médico faz com o trabalhador. Esse profissional da saúde faz diversas perguntas com a intenção de saber mais sobre o histórico médico daquele indivíduo. Durante essa entrevista, o médico costuma fazer as seguintes perguntas:

  • Como era o trabalho no seu último emprego?
  • Você era exposto (a) a algum risco à saúde?
  • Já passou por intervenções cirúrgicas?
  • Possui alguma doença? Em caso positivo, qual é o tratamento?
  • Você faz uso de algum tipo de medicamento controlado?

Além do que foi dito, a anamnese ocupacional tem como função analisar se o indivíduo realmente está apto física e mentalmente para exercer aquela função. Para que a anamnese seja eficiente, é importante que a entrevista seja adaptada para cada tipo de profissão.

Por exemplo, se uma pessoa trabalha em um local com excesso de barulho, ela precisa realizar um exame audiométrico. É fundamental fazer esse exame, pois isso irá definir se a pessoa pode exercer aquela função ou se o barulho irá agravar algum problema já existente.

Nesse caso, é preciso entrar em contato com laboratório indicado pela empresa ou de sua confiança.

Pressão arterial e batimentos cardíacos

Nos exames admissionais, o médico especializado também deve checar a pressão arterial e a frequência cardíaca do funcionário. Normalmente, ele fará a medição no consultório para analisar se ambos estão funcionando sem anormalidades. Se o paciente tiver um histórico de problemas cardíacos ou de hipertensão, essa é a hora dele avisar isso ao médico.

Saúde das articulações

Normalmente, o exame das articulações é feito para as profissões que exigem esforço ou posições repetitivas. Por isso, é preciso analisar detalhadamente a saúde das articulações.

Por exemplo, talvez a pessoa tenha tido alguma lesão em seus empregos anteriores e, se o emprego atual exigir o mesmo esforço físico, isso pode tornar a lesão do indivíduo ainda pior. Por conta disso, o exame das articulações avalia a postura, os movimentos e possíveis lesões articulares.

Exames para funções de risco

Para as pessoas que exercem alguma função de risco, como exposição a componentes físicos, químicos e biológicos, é necessário fazer alguns exames admissionais complementares.

Esses exames são importantes para que a saúde do funcionário seja preservada e que ele não coloque sua própria vida em risco ao exercer a sua função. Por conta disso, é necessário pedir alguns exames admissionais complementares como:

  • Audiometria;
  • Acuidade Visual;
  • Espirometria;
  • EEG;
  • ECG;
  • Raio-X.

Outros exames obrigatórios

Além dos exames já citados neste texto, também são exigidos outros exames admissionais antes que uma pessoa seja contratada por uma empresa. A seguir, vejam quais são esses exames:

Exame periódico: normalmente, esse exame é realizado ao menos uma vez por ano. O objetivo do exame periódico é fazer um acompanhamento para avaliar se o exercício de uma determinada função causou algum problema ligado a doenças ocupacionais.

Exame de retorno ao trabalho: essa avaliação tem o objetivo de analisar se o trabalhador está em condições de exercer sua antiga profissão após um período de afastamento.

Exame de mudança de cargo: esse exame deve ser feito para analisar a aptidão de um colaborador a sua nova função. Nesse caso, é preciso avaliar se a pessoa terá uma maior exposição à riscos.

Exame demissional

O exame demissional tem como função verificar as condições gerais da saúde física e psicológica do funcionário. Esse exame deve ser feito até a data de homologação do contrato do profissional, para que assim, seja feita a rescisão. Em geral, os exames demissionais analisam os seguintes pontos:

  • Ausculta cardíaca e pulmonar;
  • Exame de visão;
  • Anamnese ocupacional;
  • Avaliação de problemas lombares, ósseos e musculares;
  • Avaliação do sistema nervoso central;
  • Avaliação da pele e mucosa;
  • Controle da pressão arterial;
  • Exames de sangue;
  • Avaliação de quadros psicológicos.

Caso o profissional tenha sido exposto a ruídos excessivos, ele também passará por um exame de audiometria. Ademais, alguns médicos podem pedir um teste de gravidez, já que é ilegal demitir mulheres grávidas.

Se o funcionário não for aprovado no exame demissional, não haverá como concluir o processo de demissão. Nesse caso, o indivíduo deve receber um encaminhamento para um tratamento médico adequado. O funcionário só poderá ser demitido após a conclusão do tratamento e a realização de um novo exame demissional.

Lembrando que, os exames sempre devem ser realizados em laboratórios confiáveis, a fim de obter os resultados corretos e evitar possíveis problemas.

Portanto, antes de agendar a realização de qualquer exame, entre em contato com a central de atendimento da empresa e busque informações sobre a reputação da mesma.