Qual a diferença entre o papel de parede adesivo e o tradicional?

papel de parede

Uma dúvida muito comum de quem está reformando e decorando ambientes é sobre qual a diferença entre o papel de parede adesivo e o tradicional. Realmente, esses revestimentos não possuem as mesmas características, e isso pode ser determinante para a sua decoração. 

Você sabe qual é mais barato? A qualidade é a mesma para ambos? Como aplicar o papel de parede? E retirar? É lavável?

Onde aplicar este revestimento? Enfim, perguntas como essas são extremamente pertinentes para entender as principais diferenças entre o papel de parede adesivo e o tradicional. 

Neste texto você entenderá de forma completa todas as informações que diferenciam e assemelham esses dois tipos de revestimento. 

O papel de parede tradicional

Vamos começar falando do papel de parede tradicional, este revestimento surgiu antes mesmo do tipo adesivo, ou autocolante. Se pensarmos, por exemplo, em filmes ou séries mais antigas, os papéis de parede aplicados naquela época eram os tradicionais. 

Uma das principais vantagens do papel de parede tradicional é a variedade de estampas, dependendo de onde você for comprar é comum encontrar florido, listrado, tijolinho, de madeira, e até mesmo de azulejo. 

Além disso, a qualidade do produto varia muito de acordo com o local que você for comprar, por isso recomendo que você veja as recomendações e comentários de quem já comprou naquele site ou loja física. 

Como aplicar o papel de parede tradicional

O papel de parede tradicional pode ser aplicado em diversos ambientes da sua casa, ou empresa, por exemplo como sala de estar, sala de jantar, cozinha, quartos, e etc. 

A sua aplicação é um pouco trabalhosa, isso porque necessita de preparação de cola – incluindo, balde, água, madeira para mexer, além de espátulas, réguas, e pincéis para fixar o revestimento na parede. 

Por isso, é muito comum que para a aplicação do papel de parede tradicional se contrate mão de obra especializada, o que é também um custo extra para você, além da compra do revestimento em si.

Como tirar o revestimento tradicional

Este tipo de revestimento é mais simples de ser retirado da parede, isso porque após a cola secar ela enrijece, e assim basta o seu aquecimento para a remoção.

Para entender de forma completa como você deve fazer a remoção para que não estrague a sua parede, quais materiais você precisará, e outras informações pertinentes, confira este passo a passo de como tirar o papel de parede.

O papel de parede adesivo

O papel de parede adesivo, por sua vez, é um revestimento mais moderno, ou seja, surgiu conforme a necessidade de tornar o processo de aplicação mais simples. 

Assim como o anterior possui uma ótima qualidade, dependendo do local que você for comprar. E a variedade de estampas também chama muito a atenção de quem procura por este revestimento. 

Entretanto, um dos seus principais diferenciais é a opção de escolha de diversos tipos de papel de parede adesivo, seja ele vinílico, com blackout, revestimento lavável, e entre outros. 

O revestimento adesivo lavável, por exemplo, é um tipo de papel de parede adesivo que recebe uma camada de proteção de plástico, sendo assim mais durável e resistente. Este revestimento permite a aplicação em locais úmidos e que possuem alguns resíduos gordurosos, como a cozinha e banheiro. 

Alguns fornecedores, como a Inove Papéis de Parede, por exemplo, aplicam a camada de proteção em qualquer papel de parede conforme requisição de seus clientes. 

Como aplicar o papel de parede adesivo

A forma de aplicação do papel de parede adesivo é muito diferente do papel de parede tradicional e isso vale para todos os tipos de papel de parede adesivo. 

A boa notícia é que para aplicar o revestimento adesivo é muito mais simples, prático, e barato. Além disso não deixa pó, cheiros, e nem faz sujeiras. Por isso, não necessita da contratação de mão de obra especializada, a menos que você queira.

Neste passo a passo de como aplicar papel de parede, você encontra todas as informações sobre o assunto. Inclusive sobre a aplicação do papel de parede tradicional. 

Como tirar o revestimento adesivo

A retirada do revestimento adesivo está muito ligada a aplicação, se ela foi feita da forma indicada, para retirar é muito simples. Basta puxar a ponta do papel de parede, retirar com uma espátula, e aquecer o material para soltar a cola e ele sair da parede com mais facilidade. 

Qual a diferença dos dois aplicados na parede?

Por fim, a diferença mais óbvia entre os dois é que o papel de parede adesivo é autocolante, e o tradicional necessita da preparação de cola e na maioria das vezes de mão de obra especializada.

Por este motivo, o revestimento adesivo é mais barato, já que além de não gastar com mão de obra, não necessita de tantos materiais para aplicação quanto o tradicional.
A qualidade, por outro lado, é a mesma para ambos, dependendo do lugar onde você for comprar.

Por isso, concluo que o Papel de Parede Adesivo possui um melhor custo-benefício se comparado com o papel de parede convencional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *