Dicas de segurança do trabalho para profissionais da saúde

profissionais da saúde

Independente da área profissional, a segurança no trabalho é fundamental para evitar acidentes e contaminações. Infelizmente, o Brasil está em quarto lugar no mundo como país com casos de mortes e acidentes de trabalho.

Hoje, mais de 700 mil pessoas se acidentam ou se contaminam dentro do seu local de trabalho e dessas, mais de 6 mil morrem por ano no Brasil por conta de acidentes de trabalho.

Em tempo de pandemias e com o mercado de trabalho parado para grande parte das profissões, é dentro de hospitais e casas de saúde como postos e ambulatórios, que o medo tem pairado, principalmente pelo perigo em contaminação.

Para evitar isso, os profissionais de saúde em especial enfermeiros, tem buscado seguir todas as normas de higiene e segurança contra o novo coronavírus e neste artigo, falaremos sobre dicas de segurança a mais que estes profissionais podem seguir para evitar e combater a doença.

Cuidados pós plantão

A maioria dos enfermeiros e médicos, trabalham por plantões de 12 horas e além do cansaço e preocupações, agora ainda existe o perigo constante do novo Coronavírus. Assim que chega para o plantão, o profissional deve retirar as roupas de casa e se higienizar, usando o uniforme próprio do hospital e usando outros epi´s necessários nesse momento.

Por exemplo, máscaras de acrílico e óculos de proteção são itens de extrema necessidade, além das luvas descartáveis, que podem ser usadas mais de um par, além de luvas de borracha mais resistente, sendo vital nos momentos de aplicar medicações.

No fim do plantão, o enfermeiro deve higienizar-se, e colocar a roupa de casa, utilizando máscara descartável ou de pano para evitar o contágio na área externa do hospital.

Ao chegar em casa, fazer como no hospital, retirando a roupa e trocando por outra limpa e sem a chance de qualquer vestígio de contaminação. A higienização das mãos ou banho é o suficiente para assegurar o profissional a não causar qualquer disseminação da doença, caso esteja infectado, para sua família.

Seguir o distanciamento social neste período é fundamental para garantir a saúde. Se possível, alugar um local que possa evitar a família diretamente é uma maneira de garantir a vida de todos.   

Atenção redobrada com a própria saúde

Geralmente, os profissionais de saúde trabalham em prol da saúde de outras pessoas, mas diante de uma pandemia, devem também focar em si mesmos, se quiserem continuar desempenhando um bom trabalho.

Atualmente no Brasil, mais de 4 mil profissionais da saúde entre médicos e enfermeiros, já passaram pela experiência do Coronavírus ou estão passando, por isso é tão importante que estes profissionais tenham atenção redobrada com sua própria saúde para tratar os outros ainda melhor.

Segurança do Trabalho- NR4 Enfermagem

No caso da enfermagem, a Norma regulamentadora é a NR4, que estabelece o necessário para garantir a segurança dos profissionais durante o trabalho, seja evitando o contágio por doenças como o coronavírus ou acidentes de trabalho.

Enfermagem do Trabalho

A área da saúde é sem dúvida, a que mais necessita de nossa compreensão e respeito, pois são pessoas que se expõem em prol da vida de milhares de pessoas todos os dias, e encarando variadas doenças, não somente o Coronavírus.

Para combater as doenças, assim como o novo Coronavírus, o profissional precisa conhecer bem todas as técnicas da área e ter um bom conhecimento teórico e especializações para ser diferenciado e concorrido em seu trabalho.

Faça Cursos online de Enfermagem do Trabalho e obtenha a melhor qualidade em conhecimento online do país para sua carreira na saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *