Aplicativo para acelerar o celular: 5 opções para Android e iOs

aplicativo para acelerar celular

Se você usa muito o seu smartphone, por mais moderno e potente que ele seja, uma hora ou outra seu sistema ficará sobrecarregado. Cada aplicativo usado ocupa memória do aparelho e vai acumulando um cache de dados.

Além disso, cada fotografia, vídeo ou música baixado vai tomando conta da memória do aparelho. Ter um aplicativo para acelerar o celular instalado ajudará a mantê-lo com um bom desempenho.

Neste artigo, vamos apresentar algumas opções para você escolher qual aplicativo para acelerar o celular baixar. Mas antes, saiba que existem alguns hábitos, que explicaremos a seguir, que também são muito importantes para otimizar o desempenho do seu aparelho.

Outro detalhe importante, é que muitas vezes o usuário acredita que seu celular está lento porque a internet funciona devagar. Por isso, também vale um alerta: isso pode acontecer porque o seu plano tem quantidade de dados insuficiente para o seu consumo ou porque o 4G da sua operadora não é bom.

Antes de seguir as orientações, dê uma boa atenção a isso e verifique se não está na hora de trocar para um plano com a velocidade da Claro celular.

Hábitos importantes para acelerar o celular

Antes de baixar o aplicativo para acelerar o celular, é importante que você siga estas dicas que irão ajudar a liberar espaço no seu aparelho:

  • Acesse as configurações do seu smartphone e procure a opção “aplicativos”. É bom constantemente dar uma olhada lá e desinstalar aqueles que você já nem lembrava que tinha porque não usa mais; 
  • Ainda nesta opção “aplicativos”, entre naqueles que você mais usa, como Instagram, Facebook e Youtube, por exemplo, e limpe o cache de dados. Isso já dará uma boa aliviada no sistema;
  • Salve as suas fotos e vídeos em nuvem, no Google Drive, One Drive ou Dropbox. Além de liberar espaço no seu aparelho, isso é importante para guardar seus arquivos em um local seguro, assim você não irá perdê-los em caso de pane ou roubo do aparelho;
  • Acesse a pasta downloads do seu aparelho, provavelmente lá há muitos arquivos que você não precisa ter armazenados;

Qual o melhor aplicativo para acelerar o celular?

Passadas estas dicas, vamos aos aplicativos que ajudam a acelerar o celular. Eles vão ajudá-lo justamente com as funções sugeridas acima.

A maior parte deles ajuda a limpar o cache dos aplicativos, indica quais você não usa, quais arquivos mais pesados no seu celular, além de liberar mais memória RAM para as suas atividades principais.

Veja algumas opções e escolha qual oferece usabilidade melhor para o que você precisa. 

Clean Master

Este aplicativo para acelerar o celular se destaca por ter uma usabilidade muito prática e fácil. Ele mostra quais os aplicativos que você mais usa, quais talvez seja necessário repensar a instalação, já que estão ociosos, opções para limpeza de cache e aponta arquivos que você não usa mais. 

O app também oferece  opção de apagar o seu histórico de visitas em sites, o que ajuda, inclusive, a garantir que você não mantenha senhas salvas no seu aparelho.

Os pontos negativos são que o Clean Master está disponível apenas para o sistema Android e em 2018 estava entre aplicativos acusados por uma empresa de segurança eletrônica, Kochava, de usar indevidamente os dados dos usuários.

A princípio problema já foi solucionado, mas o radar ficou ligado… 

Power Clean

Além das funcionalidades usuais, como limpar cache de apps e mostrar os mais ociosos, este aplicativo se diferencia por apresentar uma opção de resfriamento quando o seu aparelho aquece por estar sobrecarregado.

Ele faz isso otimizando melhor as suas tarefas, quantas vezes não abrimos um app e esquecemos de fechar outro, por exemplo? Rodar tudo ao mesmo tempo exige demais do seu sistema e ele ajuda nesta otimização. 

Outra opção oferecida pelo programa é colocar senhas em aplicativos, o que garante uma segurança ao seu aparelho. O Power Clean está disponível apenas para Android e sua versão é em inglês, mas a fácil usabilidade faz com que isso não interfira muito.

Smart Cleaner

Quem tem iphone tem menos opções de aplicativo para acelerar o celular disponíveis, uma delas é o Smart Cleaner. Este programa gratuito ajuda a remover arquivos duplicados no seu aparelho, sejam fotos ou contatos na agenda. 

Além disso, ajuda a encontrar e remover as capturas de telas, vídeos semelhantes e mostra quais os arquivos mais pesados no seu aparelho.

Assim, você pode já selecioná-los e salvar os que realmente são importantes em nuvem, o que já irá liberar um bom espaço na memória do seu iphone e otimizar o funcionamento. 

Max Limpeza

O Max Limpeza é um aplicativo para acelerar o celular muito bem avaliado. Também disponível apenas para Android, ele funciona de forma semelhante aos demais, mas também tem opção de otimização de bateria e resfriamento do aparelho quando estiver superaquecendo.

Ele melhora o desempenho do smartphone apagando arquivos inúteis e finalizando processos que não estão em uso. Ele também oferece proteção e remoção de vírus, um dos motivos que também podem estar deixando o seu celular mais lento.

Cleaner for Media Files

Aqui vai mais uma opção para quem usa sistema iOS, mas ele é específico para otimização do seu arquivo de fotos e vídeos que geralmente são os que mais ocupam a memória do telefone. 

Além de identificar e apresentar as imagens e vídeos semelhantes, apresenta os arquivos mais pesados do seu aparelho que você pode remover facilmente ou salvar na nuvem e, assim, garantir ter o arquivo seguro. 

O app também possui a opção de salvar fotos nos arquivos favoritos, assim ele não mostrará para você a opção de apagá-las mais se você realmente precisa, ou quer, ter elas armazenadas no seu aparelho. 

Conclusão

Agora que você já recebeu dicas de como liberar espaço no seu aparelho e para escolher qual o melhor aplicativo para acelerar o celular, mãos à obra! Caso nada disso funcione, talvez esteja na hora de formatar o seu sistema.

E não esqueça: caso a lentidão encontrada no seu celular seja na hora de navegar na internet, o problema pode não ser o aparelho, mas a qualidade do seu plano.

Veja qual a quantidade de dados de internet que seu pacote atual de celular oferece e como é o sinal 4G da sua operadora na região onde você mora. Uma mudança de plano ou operadora pode resolver o seu problema. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *