Tapete para sala: Saiba como escolher e deixar seu ambiente ainda mais harmônico

Tapete para sala

Os tapetes são um elemento decorativo eficaz. Vestem elegantemente qualquer ambiente, transmitem uma sensação de calor, isolam termicamente e, além disso, são uma solução para delimitar os espaços.

Está procurando um tapete para sala? Então veio ao lugar certo, confira aqui como escolher o tapete certo para deixar o seu ambiente ainda mais harmônico.

Tapetes para sala: Como escolher o seu

Os tapetes servem para proteger o chão da sujeira do lado de fora, dando uma aparência esteticamente agradável ao chão da sala.

No entanto, por ser um material que se suja facilmente, saber escolher o tipo de tapete de acordo com o material e, por sua vez, levar em consideração as necessidades da sala que decoramos, são fatores essenciais a serem considerados.

Quando temos uma sala ou sala de jantar onde as cores das paredes são sólidas ou o piso é composto de parquet, o uso de tapetes pode ser indicado para quebrar a seriedade desse estilo, fornecendo cor e elegância.

1. Leve em consideração a cor da parede, mobília e decoração da casa

Antes de comprar um tapete, você deve levar em consideração como os móveis da sala que você deseja decorar estão configurados e a maneira como as paredes são decoradas ou, se for o caso, a pintura delas.

Quando falamos de paredes onde as pinturas são coloridas ou o papel de parede muito decorado, o ideal para que a sala não fique sobrecarregada, seria escolher um tapete simples, de uma única cor sólida, como exemplo, cinza claro, azul claro, creme, etc.

2. Estilo da sala

Se, por outro lado, estamos falando de uma sala em que o estilo é mais minimalista, clássico ou as paredes e os ornamentos não são tão visuais, a escolha de um tapete com uma estampa colorida, cores fortes ou brilhantes pode ser apropriada para este espaço.

Além disso, nesses casos, adicionar vasos, pinturas ou ornamentos decorativos cujas cores possam combinar com as do tapete pode ser a maneira ideal de decorar uma sala que, à primeira vista, parece simples.

3. Formatos e estampa do tapete

Outra coisa a considerar, serão as formas, figuras e estampas que o tapete terá, uma vez que ele pode nos ajudar a criar um equilíbrio na decoração.

É importante que, para evitar uma decoração muito saturada, escolha um tapete que seja inversamente proporcional à visualidade gerada por outros elementos da sala.

Como já mencionamos, se as paredes e os ornamentos são muito coloridos, acrescentar mais brilho no chão através do tapete pode ser um erro que, em vez de gerar elegância na sala, acabe resultando em um visual grotesco, vulgar ou mal decorado.

4. Qualidade do material do tapete: natural ou sintético

Considere a qualidade do material em relação à sala e sua funcionalidade.

Os tapetes de materiais naturais são ideais para as casas onde é manuseado um estilo oriental, mas se falamos de uma sala onde estamos constantemente recebendo convidados, crianças que brincam e trazem a sujeira da rua com os sapatos ou, por uma razão ou outra, suja o tapete, é preferível escolher um material artificial que seja facilmente lavável.

5. Tamanho ideal

Mesmo que a intenção não seja delimitar espaços, todos os móveis devem permanecer no tapete. Poltronas, cadeiras, mesa, nada deve ser deixado do lado de fora, caso contrário, ficará muito feio. No caso de um sofá, deve sobressair pelo menos 20 cm na frente e nas laterais. 

Gostou das nossas dicas? Se você possui uma fatura Havan, não perca seu tempo, aproveite as diversas ofertas de tapete na loja e faça de sua casa um ambiente muito mais harmônico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *