Como é o trabalho de Balconista de Farmácia e o mercado profissional

farmácia trabalho profissional

As redes de farmácias em todo o Brasil não param de crescer e abrir vagas para pessoas que buscam novas oportunidades. Em 2018, o mercado farmacêutico cresceu mais do que a economia do país, com faturamento de 120,3 bilhões de reais, ou seja, crescimento de 11,76% em relação ao ano anterior.

Com medicamentos para vários tipos de doenças e tratamentos, além de serviços como medicações especiais, perfumaria e cuidados infantis, as farmácias deixaram de ser apenas locais para comercialização de remédios e se tornou um local mais completo e agradável.

Nesse caminho de prosperidade é que cada vez mais o mercado necessita de profissionais para trabalhar de Balconista e auxiliar no bom funcionamento do negócio, além de ganharem experiência para o mercado de trabalho. Conheça como é o trabalho de Balconista de Farmácia e o mercado profissional.

Profissão de Balconista

O profissional Balconista de Farmácia é o atendente que auxilia os clientes na compra de medicamentos e outros produtos além de:

  • Auxiliar no registro das vendas;
  • Desenvolver inventários de entrada e saída da farmácia;
  • Conferir estoque de produtos;
  • Repor o estoque nas prateleiras;
  • Cuidar da organização das prateleiras;
  • Limpeza de produtos;
  • Auxiliar no treinamento de novos balconistas.

É importante frisar que o Balconista não é autorizado a assinar receitas como farmacêutico, apenas verificar os medicamentos solicitados, entregá-los ao cliente e caso seja necessário assinar a receita, nos casos de medicamentos controlados, o farmacêutico de plantão deve fazê-lo.

Campo Profissional

Basicamente um Balconista de Farmácia trabalha em drogarias, mas como balconista pode trabalhar em vários comércios diferentes, seguindo as normas obrigatórias de cada local.

Para estudantes de farmácia por exemplo, esta é uma grande oportunidade de ganhar experiência na área de medicamentos, já que estará diariamente habituado com o meio e como a área de farmácia exige estágio presencial supervisionado, é outra grande oportunidade de começar na profissão.

Perfil Profissional

O Balconista de Farmácia deve ser uma pessoa comunicativa, simpática e educada, que saiba lidar com pessoas de todas as idades e deixá-las bem informadas, sanando suas dúvidas.

O Balconista deve conhecer os medicamentos, saber onde estão dispostos nas gôndolas e repô-los. Deve ter facilidade com números e contas simples e ser alguém de fala clara, que se expresse bem para o público. Bom humor, carisma, paciência e estudioso, são outros pontos que são fundamentais para esse profissional para lidar com pessoas em seu dia a dia.

Mercado Farmacêutico

O Brasil é hoje o sexto maior mercado farmacêutico do mundo, com mais de 80 mil farmácias espalhadas pelo país. Para 2019, a estimativa é que o crescimento seja superior a 10% e com números tão promissores, o número de farmácias só tende a crescer nos próximos anos e abrindo mais postos de empregos.

Para os Balconistas de Farmácia, é fundamental estarem sempre com currículo atualizado e buscando conhecimento, sendo um profissional atencioso e humilde que esteja disposto a aprender para crescer não só na profissão como no mercado farmacêutico.

Faça um Curso  de Balconista de Farmácia

A profissão de Balconista de Farmácia é uma grande oportunidade para quem busca o primeiro emprego ou pretende seguir na carreira farmacêutica e começar a ter experiência na área.  

Mas para isso, é fundamental se qualificar no curso gratuito online de Balconista de Farmácia e aprender tudo sobre organização, farmacologia, finalidade do uso e as ações dos medicamentos no organismo, além de tipos de medicamentos e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *