Café ajuda a ficar acordado? Saiba como ele afeta seu corpo e saúde

Café pronto

As vezes você pode está querendo ficar acordado para estudar ou fazer qualquer outra tarefa que exija mais atenção, então o café pode ser uma solução rápida para conseguir realizar o que deseja. Embora o café possa ter seus benefícios, consumir cafeína em grandes quantidades também pode ter graves consequências.

Consuma a quantidade certa de café

Beber café pode fazer parte de uma dieta saudável, de acordo com a Food and Drug Administration, portanto, é importante saber quanto café você pode consumir sem consequências.

Os fatores a serem levado em conta ao tomar café incluem seu peso corporal, os medicamentos que você toma e sua sensibilidade individual à cafeína. Apenas uma xícara de café pode causar nervosismo a uma pessoa, enquanto algumas doses de café espresso pode trazer uma sensação de bem estar em outras.

Se você estiver grávida, amamentando ou tiver outros problemas de saúde, o FDA recomenda conversar com seu médico antes de consumir cafeína. No entanto, aqueles que ainda não consomem café e outras bebidas com cafeína, é interessante nem começar nesse período.

Efeitos da cafeína no corpo

A cafeína estimula o sistema nervoso, o que lhe dá esse impulso de energia e ajuda você a se sentir acordado. Portanto, também pode aumentar sua pressão arterial e interferir na absorção de cálcio, de acordo com alguns estudos.

Cafeína em excesso também pode causar distúrbios no ritmo cardíaco e afetar o desenvolvimento do sistemas cardiovascular e nervoso das crianças.

Quando você bebe uma xícara de café para mantê-lo acordado, o efeito da cafeína provavelmente atingirá o pico dentro de uma hora. No entanto, você pode continuar sentindo o efeito da cafeína por 4 a 6 horas.

Será que devo evitar ou limitar a cafeína?

Você deve consultar seu médico se deve limitar ou evitar a cafeína, principalmente se estiver em algumas dessas situações:

  • Está grávida, pois a cafeína passa pela placenta para o seu bebê;
  • Estão amamentando, pois uma pequena quantidade de cafeína que você consome é passada para o seu bebê;
  • Tem ansiedade;
  • Têm distúrbios do sono e/ou insônia;
  • Tem enxaqueca ou outras dores de cabeça crônicas;
  • Tem DRGE ou úlceras;
  • Tem ritmia cardíaca rápida ou irregulares;
  • Tem pressão alta;
  • Toma alguns medicamentos ou suplementos, incluindo estimulantes, certos antibióticos, medicamentos para asma e coração. Verifique com seu médico se há interações entre a cafeína e quaisquer medicamentos e suplementos que você consome;
  • É criança ou adolescente. As crianças podem ser especialmente sensíveis aos efeitos da cafeína.

As misturas podem estragar o seu café

Uma simples xícara de café preto tem zero colesterol e açúcar. Infelizmente, depois de adicionar cremes lácteos, aromas sofisticados e coberturas saborosas, sua bebida pode se tornar muito mais prejudicial do que se possa imaginar.

Se você adicionar açúcar, xaropes com sabor e chantilly ao seu café com leite, espere adicionar um monte de calorias também. Se você não tomar cuidado, uma simples cafezinho pode se tornar uma bebida cheia de gordura e açúcar que vai prejudicar a sua saúde.

Para deixar sua bebida um pouco mais saudável, use um leite sem colesterol, como soja, amêndoa, aveia ou coco, abandone as coberturas extras e evite colocar açúcar. Ou, como sugere alguns especialista na área, você pode largar o café completamente e optar por outras maneiras mais saudáveis ​​de mantê-lo acordado e energizado, como malhar, limitar o consumo de álcool, manter-se hidratado e evitar comer em grandes quantidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *