As cortinas modernas para quarto que você precisa conhecer

cortina quarto de visitas

Os modelos de cortinas modernas para quarto são muitas. Exatamente por isso é preciso tomar bastante cuidado ao escolher. Embora elas sejam capazes de trazer um novo aspecto para o ambiente também é possível errar a mão e acabar fugindo da proposta inicial de decoração pensada para o ambiente.

cortina moderna

 

Para ajudar você a escolher as melhores cortinas modernas para quarto, trouxemos esse artigo exclusivo. Hoje você vai conhecer algumas boas referências quando falamos em cortinas modernas para quarto. Confira!

Como escolher a cortina ideal

Antes de tudo é importante entender como alguns fatores podem influenciar positiva ou negativamente na escolha da cortina ideal. Isso porque quando o assunto é cortina é preciso levar em consideração ao menos 4 aspectos básicos: cor, textura, tecido e revestimento (cortina blecaute ou não).

De modo geral, essas três características são o que vai trazer ao quarto a ambientação desejada.

Ao decidir por cores mais quentes, por exemplo tons de vermelho, laranja ou mesmo amarelo, o ambiente trará uma sensação mais alegre. No caso de optar por tons de azul, branco e cinza claro, o quarto entrega uma maior sensação de tranquilidade.

No caso do tecido, a escolha fundamental será em decorrência do estilo desejado. Tecidos mais pesados trazem sensação de maior sofisticação. Já os tecidos mais leves, quando unidos a um a decoração que condiz com o ambiente, pode fazer com que o quarto traga uma ambientação mais clean, trazendo uma maior sensação de conforto.

Quanto às texturas, estamos falando de um verdadeiro risco. As cortinas com textura são muito mais difíceis de encaixar na decoração de um quarto. Isso porque acabam sendo um item que puxa mais a atenção, disputando-a com outros itens decorativos. Nesse caso, por exemplo, é preciso tomar cuidado com texturas em almofadas, travesseiros e decoração de cama. Porém, quando bem encaixada na decoração, essas podem ser excelentes cortinas modernas para quarto.

Ambientação do quarto

Um ponto bastante importante a ser citado quando o assunto é cortinas modernas para quarto é a ambientação desse cômodo. É sempre importante lembrar que estamos falando de um local de descanso. Sendo assim, é primordial que o ambiente traga sensações de calma e tranquilidade, bem como de familiaridade.

Para tanto, escolher bem apenas a cortina pode acabar por ser um erro fatal. Toda a ambientação do quarto depende de uma série de fatores que vai desde a decoração até a cor das paredes. Por isso, jamais escolha a sua cortina moderna para quarto de maneira isolada. Sempre leve em consideração absolutamente todos os itens decorativos do quarto, as cores das paredes e até mesmo o estilo de roupa de cama usado. Um bom casamento entre todos esses itens, fará com que o quarto fique exatamente com o ambiente desejado.

Cortinas modernas para quarto principal

Para quem está buscando por dicas para tipos de cortinas modernas para quarto principal aqui estão elas.

Como se trata de um ambiente extremamente intimista, o quarto principal precisa ser pensado com bastante carinho. A escolha das cortinas aqui levará em consideração principalmente a escolha dos outros itens de decoração como por exemplo os jogos de cama.

Para que o quarto seja ambientado de uma maneira mais moderna, a sugestão é usar cortinas longas, principalmente para janelas maiores. As principais tendências para esse cômodo são as apostas em tecidos um pouco mais pesados, de gramatura mais espessa. Dessa forma, ocorre o bloqueio da luz de modo que ela continue funcional e não apenas um item de decoração.

Cortinas modernas para o quarto das crianças

 

cortina moderna para quarto de criancas

No caso de quartos infantis, a figura da cortina muda um pouco de importância. Nesse caso, o aspecto estético precisa estar atrelado a segurança. Exatamente por isso, não se trata do ambiente ideal para apostar em cortinas longas.

Por outro lado, é possível usar e abusar das cores se preocupando apenas em combinar a decoração. Mais uma vez: é preciso estar atento ao restante dos itens do quarto, para não fugir a ambientação dele. As cores embora possam ser grande aliadas nesse ambiente, podem acabar trazendo agitação para o quarto.

No caso de quartos pensados para bebês, um design mais clean pode ser a melhor escolha. Uma ideia é optar por tons pastéis ou cores neutras que possam passar tranquilidade para o bebê.

Cortinas modernas para o quarto de visitas

cortina quarto de visitas

O quarto de visitas, necessariamente deve ser um ambiente bastante amigável. Nesse sentido, as cortinas modernas para o quarto vão ser de grande ajuda.

Nesse caso, buscar por tecidos mais leves ou mesmo pela sobreposição de tipos de tecido pode ser uma maneira interessante de buscar a modernidade.

Tecidos mais finos também são bem-vindos nesse ambiente. Porém, é importante estar atento a quantidade de luz que entrará no quarto. Se for o caso de criar uma situação incômoda para o visitante, já não valerá a pena uma estética moderna.

Com todas essas dicas, já é possível escolher uma boa cortina moderna para quarto. Lembre-se da importância de manter o quarto devidamente aconchegante, seja ele o quarto principal, das crianças ou de visitas. Também é importante lembrar que a cortina por si só, ainda que muito moderna, pode estragar a ambientação do quarto. Para tanto, basta que ela não tenha sido escolhida levando em consideração a dinâmica inteira da decoração do quarto. Ou seja, ao escolher a cortina moderna para quarto esteja atento ao ambiente inteiro. Seguindo essas dicas e utilizando um pouco de seu bom gosto, você vai acertar em cheio na escolha da sua cortina moderna para o quarto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *