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Aqueles alimentos que vem uma foto de uma fazendinha, ou que vem escrito o quão saudável é o produto.

Veja quais desses alimentos você deve evitar.

 

 

1. Suco de caixinha

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Algumas dessas bebidas, também chamadas de néctar de fruta, têm tanto quanto ou até mais açúcar do que os refrigerantes. Os corantes e aromas também aparecem no suco de caixinha (inclusive nos de soja). A saída é alterná-lo com o suco natural (ou água mesmo!).

2. Barra de Cereal

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Muita gente muda o hábito de ter um doce na bolsa por uma barra de cereal, mas algumas dessas barrinhas são quase um doce de tanto açúcar que contêm. Mesmos as lights e diets, são feitas com adoçantes, o que não é tão saudável como podemos pensar.

3. Peito de Peru

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Entre os embutidos, é o “menos pior”. Mas é preciso lembrar que ele é uma carne processada e tem muito sódio na composição, um perigo para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, conservantes estão relacionados ao aumento dos riscos de vários tipos de câncer.

4. Chás em Lata

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Os chás em lata possuem flavonoides, substâncias antioxidantes. Porém eles também apresentam grande quantidade de açúcar ou adoçante, semelhante a dos refrigerantes. Além disso, alguns tipos de chá são ricos em cafeína, que podem causar ansiedade, insônia e acelerar o coração.

5. Temperos Prontos

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A maioria tem doses altíssimas de sódio e substâncias químicas. Entre elas, o glutamato monossódico, um realçador de sabor que altera as papilas gustativas e cria uma espécie de vício. Como o gosto é intenso, quando não o usamos, achamos que nada tem sabor. Portanto, quando for cozinhar, prefira sempre ervas frescas para dar um gostinho especial ao prato.

6. Empanados de Frango

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Parece carne de frango, mas o empanado é o que os nutricionistas chamam de compensado, uma mistura de ingredientes nada nutritivos, como partes de frango, pele, farinha e leite em pó. Então, mesmo que você faça assado em vez de frito, ele não é saudável.

7. Chocolate Diet

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Esse é um dos alimentos que parecem saudáveis, mas não são. O problema é que para tornar este tipo de alimento comestível, são adicionadas doses extras de gordura, e ele se torna mais calórico que os convencionais. No caso dos diabéticos, sem problemas com colesterol, o consumo moderado vale.

8. Azeitonas

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A Azeitonas é um alimento interessante para ser usado como tempero em muitas preparações. Sua gordura é insaturada e ajuda na redução do colesterol ruim. Mas é preciso lembrar que a azeitona que comemos é conservada em água com sal, daí o consumo precisa ser moderado. De três a quatro unidades em dias alternados está ok!

9. Frutas em Calda

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Saudável? Não. A começar pela calda, carregada de açúcar, e como a fruta é processada, perde fibras e outros nutrientes. Ok, é melhor que uma bomba de chocolate, mas consuma só de vez em quando.

10. Sopas em Pó

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As sopas costumam ser uma opção de refeição com menos calorias, porém as versões industrializadas, que requerem apenas adição de água, não devem fazer parte da dieta. Elas contêm muitos conservantes, mas principalmente muito sódio. Elas não têm fibras, não têm nutrientes bons, além do excesso de sódio. A sugestão é fazer sopa caseira uma vez por semana e congelar.

 

 

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