1. Alimentos do seu jardim são mais saudáveis, nutritivos e saborosos

Ao serem colhidos na hora certa, frutas, legumes e verduras contêm uma imensa quantidade de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, portanto, se você produzir os seus próprios alimentos e colhê-los na época certa, vai usufruir de todos esses benefícios.


2. Ninguém come mais frutas e vegetais do que os jardineiros

É um dado comum e conhecido de que as pessoas que trabalham com alimentos os consomem mais. Além disso, quando estão intensamente envolvidas na produção, elas usufruem desses alimentos com muito mais prazer. Por isso, os jardineiros tiram proveito de seu árduo trabalho e amam consumir suas frutas carinhosamente plantadas por eles, e ainda por cima compartilham seus alimentos com outros.

 

3. Você queima até 600 calorias no processo de jardinagem

Estima-se que uma pessoa que pratica uma leve jardinagem pode perder entre 200 e 300 calorias por hora e esse número pode dobrar em trabalhos que demandem mais força física. Isso significa que você pode substituir uma hora de academia por três e isso vai lhe proporcionar muita satisfação e bem-estar.


4. Pessoas que fazem jardinagem mantêm o peso adequado e saudável

Um estudo mostrou que pessoas que fazem jardinagem têm entre 5 e 7 quilos a menos que vizinhos, irmãos e cônjuges, certamente pelo fato das atividades físicas feitas durante o processo de jardinagem, além dos benefícios de consumir o próprio alimento ao invés de comprá-los no supermercado.

 

5. Você vai adquirir muita vitamina D ao fazer jardinagem

A vitamina D é muito importante para a nossa saúde e nem todos nós sabemos a quantidade ideal que precisamos ter. Jardineiros não têm problema com isso, pois estão sempre em lugares abertos, expostos à luz do sol. E mesmo em dias nublados é possível adquirir vitamina D pelos raios de sol. Tudo que você precisa fazer é passar um quarto de uma hora de exposição até ao meio do dia, por alguns dias da semana, e então você terá os benefícios dessa importante vitamina.

 

6. Você vai viver mais se praticar jardinagem

Isso não se aplica somente à jardinagem, mas para atividades que requerem esforços físicos regulares. Um estudo mostrou que pessoas com mais de 60 anos engajadas nesse tipo de atividade, têm 27% menos risco de ter ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC), e 30% menos risco de morte por causas comuns.

 

7. A jardinagem também exercita o cérebro

Um estudo mostrou que certas atividades mentais associadas a diversos hobbies e passatempos ajudam a evitar a degeneração do cérebro, como fazer tricô, viajar, montar quebra-cabeças e também praticar jardinagem. Pode-se dizer que, dentre essas atividades, a jardinagem é a melhor delas pois tem mais benefícios à saúde, como visto acima. Além de melhorar a sua alimentação, saúde e bem-estar, a jardinagem melhora o seu aprendizado, habilidades de linguagem, atenção e memória. Ao fazer isso, você sabe que está proporcionamento incríveis melhorias ao seu cérebro.


8. A jardinagem vai te expor a “bactérias do bem”

O ser humano sempre conviveu com bactérias, a tal ponto que 90% das células do nosso corpo são vírus não humanos, bactérias e outros tipos de micróbios. Por milênios, as pessoas sempre estiveram em contato com boas bactérias, que ajudam a regular o funcionamento do organismo, mas, nos dias de hoje, por causa da modernidade das grandes cidades, esse número tem diminuído, e as pessoas estão mais propensas a adquirir doenças.

 

9. Você vai diminuir os níveis de estresse com a jardinagem

De acordo com um estudo, a jardinagem ajuda a aliviar os sintomas de estresse. Estudiosos até se arriscam dizer que os benefícios são até melhores que os da leitura. Eles perceberam que pessoas que estão muito estressadas ficam mais calmas ao se envolverem com jardinagem, comparados àqueles que apenas liam, e que de fato sentiam-se ainda mais estressadas.


10. Jardineiros são mais felizes

Um estudo mostrou que estar em um jardim ou em contato com plantas melhora a sua autoestima e o humor. A jardinagem ajuda a relaxar e proporciona paz interior, trazendo à mente pensamentos positivos que automaticamente proporcionam bom humor. O resultado disso é uma pessoa mais feliz, menos cansada e sem fadiga, apta para viver a vida com prazer e alegria.

 

 

 

 

fonte

Veja também

Comentários