Talvez não seja a bebida preferida de algumas pessoas, mas definitivamente é a base de muito comida amada pelo mundo todo. Afinal de contas, como sobreviver sem manteiga?

Divirta-se com esses fatos interessantes sobre o leite!

 

1. As vacas produzem 90% do leite que o mundo consome. O ubre das vacas pode conter até 23 litros de leite e produze em média 90 copos de leite por dia. Isso é equivalente à produção de 200.000 copos de leite durante toda a vida de uma vaca.

2. Luis Pasteur desenvolveu o processo de pasteurização para cervejas mais de 20 antes de aplicar o processo ao leite de vaca.

3. Leite de vaca foi consumido por humanos pela primeira vez há 10.000 anos atrás na região que hoje compreende Afeganistão e Irã.

4. Antes de máquinas ordenhadeiras serem inventadas, agricultores eram capazes de ordenhar apenas seis vacas por hora. Hoje em dia este número cresceu para mais de cem vacas por hora.

5. O primeiro comercial de produtos laticínios foi ao ar na cidade de Riyadh, na Arábia Saudita, em 1986, no qual leite de camelo era oferecido a $1,60 o litro.

6. Bebemos diferentes tipos de leite quando criança. Cientistas da Universidade do Estado de Michigan descobriram, por meio de testes em 72 mulheres quenianas, que o leite produzido era mais gorduroso para mães de meninos do que de meninas. Eles também descobriram que mães pobres produziam leite mais cremoso para garotas, ao passo que as mães ricas de Massachusetts produziam leite mais energético para garotos. Sendo assim, o leite humano não apenas muda conforme o sexo da criança, mas também conforme as condições sociais das mães.

7. 60% dos adultos na Terra não são capazes de digerir leite. Para a maioria das crianças, no momento em que param de tomar o leite materno, seus corpos param de produzir lactase, que é a enzima que digere o principal açúcar contido no leite. Sem um fornecimento contínuo de lactase, nos tornamos intolerante à lactose, o que significa que o simples ato de beber leite causará cólicas, inchaços e náuseas. Os outros 40% que não são intolerantes, em sua maioria naturais da Europa, África e Índia, são anomalias genéticas. Devido à uma antiga mutação, seus corpos continuam a produzir lactase e por isto, são capazes de beber leite mesmo após a infância.

8. O leite mais gorduroso é o produzido pelas focas e baleias, podendo chegar a até 50% de gordura. O leite menos gorduroso é o produzido por burros e cavalos.

9. O leite mais precioso é o leite materno, o qual deve ser fornecido às crianças por suas mães até que sejam grandes o suficiente para que possam ingerir outros alimentos. A primeira fórmula de leite artificial foi inventada por Henry Nestlé em meados de 1800.

10. No filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, a turma se encontrava no Bar de Leite Korova, onde iam para beber “batida de leite” – uma mistura de leite e a droga mescalina.

 

fonte

Veja também

Comentários