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1. Médicos da Escola de Saúde Pública de Loma Linda, na Califórnia, apontaram um fator essencial para a saúde: o riso. Além de fortalecer o sistema imunológico, risadas são capazes de baixar os níveis dos hormônios associados ao stress.

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2. Em uma pesquisa com pessoas com as mãos enfiadas em baldes de gelo – pediu-se para que algumas pensassem somente em coisas boas – mostrou que aquelas que cultivavam pensamentos otimistas conseguiam resistir o dobro do tempo.

 

3. Não interessa qual a crença, ela contribui para a saúde física e mental das pessoas. Um estudo publicado pelo professor David Phillips, da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, por exemplo, revelou que a fé pode influenciar até a duração da vida de um indivíduo.

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4. Pesquisas feitas em diversas partes do mundo revelaram que se acompanhado de expectativas pessimistas, o stress afeta seriamente o sistema imunológico.

 

5. Ser otimista e acreditar em si mesmo resulta em energia positiva para a pessoa. Quem mantém o peito estufado e postura ereta ao longo do dia consegue ser mais autoconfiante e, consequentemente, tem maior facilidade em alcançar os seus objetivos.

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6. De acordo com estudos da clínica Mayo, dos Estados Unidos, as pessoas otimistas têm vida mais longa. Os psicológicos da clínica analisaram a personalidade de 839 pessoas durante 35 anos e descobriram que as mais negativistas apresentavam um risco 19% maior de morte prematura.

 

7. O psiquiatra norte-americano Gerald Epstein costuma utilizar a visualização positiva como recurso para o tratamento de problemas físicos. Epstein recomenda que a pessoa faça previsões otimistas dos eventos futuros. Cultivar imagens positivas ajuda a conseguir o que se quer, basta imaginar-se como alguém autoconfiante e sadio.

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8. Pessoas pessimistas, angustiadas e inseguras que sofreram infarto correm três vezes mais risco de ter um segundo infarto.

 

9. Pequenos prazeres cotidianos também podem fazer bem para uma pessoa. Eles são de suma importância para reforçar o sistema imunológico e para a recuperação de pós-operatório, por exemplo. São prazeres como encontrar os amigos, jogar futebol, promover passeios em família e até conversar.

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10. Pesquisadores da Universidade de Kentucky descobriram que pessoas que possuem dieta com grande quantidade de ácido fólico (presente em vegetais de folhas escuras, frutas cítricas e ovos), leem com frequência e cultivam pensamentos otimistas protegem com isso o cérebro de doenças graves como o mal de Alzheimer.

 

 

 

 

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