lentilha-capa

1. Ajuda a emagrecer
Lentilhas são ricas em fibras, que além de melhorarem o processo digestivo como um todo, proporcionam a sensação de saciedade, fazendo com que você reduza a quantidade de alimento a ser ingerida ao longo do dia. As proteínas da lentilha também contribuem na diminuição do apetite.

arroz_de_lentilhas_com_cebolas_fritas

2. Ajuda a ganhar músculos
As lentilhas são ricas em proteínas, um nutriente indispensável para a construção e o reparo do tecido muscular. Levando-se em consideração essa quantidade de proteínas, seu teor de ferro e pobreza de gordura, as lentilhas são também um bom substituto das carnes vermelhas.

 

3. Protege o sistema cardiovascular
A lentilha ajuda na saúde cardiovascular graças aos folatos e magnésio. O folato ajuda a diminuir os níveis de homocisteína, um fator de risco para a doença cardiovascular e o magnésio melhora a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos.

salada-lentilha-620x330

4. Bom alimento para os diabéticos
As fibras solúveis da lentilha também ajudam a controlar o nível de glicemia. A gelatina formada por tais fibras consegue captar a glicose oriunda do processo digestivo, de modo que retarda a absorção intestinal desse carboidrato e normaliza a sua concentração no sangue.

 

5. Contra o câncer
Uma dieta que inclui muitas fibras insolúveis pode regular os movimentos intestinais, promover a saúde do sistema digestivo e pode diminuir significativamente o risco de câncer de cólon, mama, garganta e esôfago.

lentilha

6. Para as mulheres

A ingestão de ácido fólico, com antecedência mínima de um ano da gravidez, diminui os riscos de parto prematuro em 50% ou mais.
Rica também em ferro, a lentilha ajuda a manter os estoques de ferro no organismo, amenizando as perdas desse mineral durante os períodos de menstruação.

 

7. Ajuda a prevenir a anemia
A anemia é uma doença caracterizada por uma intensa fadiga, já que é causada pela diminuição de hemácias ou de hemoglobina. A lentilha ajuda pelo seu conteúdo de ferro e ácido fólico. O ferro é um nutriente importantíssimo para a composição da hemoglobina. O ácido fólico atua na síntese dessas células vermelhas do sangue.

lentilha2

8. Saúde dos ossos
Além de ter uma boa quantidade de cálcio, as lentilhas contêm isoflavonas que ajudam a produzir os hormônios importantes para o fortalecimento dos ossos.

 

 

 

fonte, fonte, fonte

Veja também

Comentários